Chase 2015 – Definição final

Finalmente chegamos ao final do Chase da Nascar Sprint Cup de 2015. Assim com já tinha sido em 2014, neste ano o Chase novamente foi disputado em quatro fases, sendo que as três primeiras foram compostas por três provas cada uma. Em cada uma dessas fases são eliminados quatro pilotos, e os vitoriosos sempre são garantidos na próxima etapa.

A grande final, dia 22 de novembro em Homestead – Miami, foi obviamente a última prova da temporada, e o campeão foi – entre os quatro pilotos que sobraram para a final – aquele que chegou à frente dos demais – já que não são dados nenhum ponto de bonificação nesta específica prova. O grande vencedor foi Kyle Busch, que venceu e levou seu primeiro título de campeão da categoria.

 

» Entenda as 4 fases:

Começamos pela chamada “Challenger 16”, onde os 16 Escolhidos vão disputar as provas de Chicagoland, New Hampshire e Dover, para eliminar os quatro com menos pontos e sem vitórias. Esses entram com 3000 pontos na fase “Contender 12”.

Nessa segunda fase os 12 que permanecerem no Chase vão disputar as provas de Charlotte, Kansas e Talladega. Novamente são eliminados os quatro com menos pontos e sem vitórias. Esses entram com 4000 pontos na fase “Eliminator 8”.

Nessa terceira fase os 8 que permanecerem no Chase vão disputar as provas de Martinsville, Texas e Phoenix. Novamente são eliminados os quatro com menos pontos e sem vitórias. Esses entram com 5000 pontos na fase final, denominada de “Championship 4”.
.

..

Acompanhe por aqui como foi a evolução, corrida à corrida, do Chase 2015:

 

Decisão após a etapa de Homestead:

A grande decisão, no oval de Homestead – Miami, ocorreu em 22 de novembro, numa prova que foi atrasada em quase duas horas, por causa das chuvas. Ao final Kyle Busch foi o grande vencedor, seguido por Kevin Harvick, com Jeff Gordon – em sua última prova pela Nascar – em sexto, e Martin Truex Jr em 12º lugar.

Duas curiosidades deste ano:

1. Martin Truex Jr é, entre os finalistas deste ano, o que menos participações tem no Chase. São três apenas (em 2006, 2012 e 2015);

2. O piloto eliminado, mas com mais participações (12) no Chase – ele foi para todas as edições, exceto a deste ano -, é Jimmie Johnson;

» confira aqui neste link

Projeções para passar de fases por pontos

Com a experiência da primeira versão do Chase neste formato, a novidade que estreou apenas em 2014, consideramos que os pilotos precisarão atingir a pontuação abaixo para se garantir na próxima fase:

  • fase #1: mínimo de 2075 pontos (PS: como se viu o corte foi nos 2099 pontos)
  • fase #2: mínimo de 3091 pontos (PS: como se viu o corte foi nos 3096 pontos)
  • fase #3: mínimo de 4103 pontos (PS: como se viu o corte foi nos 4101 pontos)

……

Obs.: clique na imagem para ampliá-la

 

— FJPB —

 

1.644.608FJPB1.6

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/chase-2015-definicao-final/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.