Todos os Chases da Nascar

A Nascar definiu um sistema de alguma forma similar aos famosos playoffs dos maiores esportes nacionais dos Estados Unidos, que denominou de Chase. Implantado na temporada de 2004, quando o nome da Nascar era Nascar Sprint Cup, que entrou em seu terceiro formato, na temporada de 2014,  e que coloca dezesseis pilotos numa disputa apenas entre esses escolhidos, para a definição do campeão de cada temporada.

Até o final da temporada de 2018, um total de 36 pilotos diferentes já tinham participado desse processo seletivo, que dura sempre as dez etapas finais de cada temporada. Digno de nota é que apenas um único piloto participou de todos os Chases desde 2004 até o de 2018: Jimmie Johnson – que nesse período foi campeão sete vezes – a última na temporada de 2016.

Dignos de nota também os pilotos Matt Kenseth, que participou de 12 dos Chase, pulando apenas o de 2008 e o de 2018, e Jeff Gordon, que participou de 11 Chase no total.

A partir da temporada de  2017 a Nascar, que agora se denomina Monster Nascar Cup, manteve o último formato do Chase, mas alterou seu nome para Playoffs. Foi uma mudança apenas para efeito de marketing, já que a expressão playoff é muito usada em outros esportes nos EUA. Mas a nível de pontuação houve nova alteração, importante, e à nosso ver mais justa.

Cada prova é dividida em 3 segmentos, ao fim dos quais os dez primeiros colocados ganham pontos de bonificação para compor a pontuação da prova. Também o primeiro em cada segmento ganham pontos de bônus de playoffs, estes para serem usados exclusivamente para compor a pontuação dos pilotos durante os playoffs. (Novos formatos e pontuação das provas para 2017)

Para a edição de 2018 dois estreantes se classificaram: Erik Jones, que terminou na 15ª colocação, e Alex Bowman, que encerrou a temporada apenas em 16º.

O campeão de 2018 foi inédito, assim como já tinha ocorrido em 2017, com Martin Truex Jr. Desta vez foi Joey Logano, que participou pela quinta vez nos playoffs, mas que em 2016 tinha conseguido o vice-campeonato. O vice-campeão foi Martin Truex Jr, em sua sexta disputa, e que foi o campeão em 2017.

» Veja os participantes de todos os Chases / PlayOffs da Nascar Cup:

 

– FJPB –

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=5334

2 menções

  1. […] » confira aqui Todos os Chases da Sprint Cup […]

  2. […] » confira aqui neste link todos os Chases da Sprint Cup […]

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.