Todos os PlayOffs da Nascar

Atualizamos nosso quadro geral de Playoffs (que anteriormente eram denominados de Chases) da Nascar Cup, com o resultado final da temporada de 2022, que foi vencida por Joey Logano – seu segundo título.

Confira os Campeonatos de Pilotos e Equipes; as Temporadas; as Estatísticas dos Pilotos e os PlayOffs

História

A Nascar definiu um sistema de alguma forma similar aos famosos playoffs dos maiores esportes nacionais dos Estados Unidos, que denominou em principio de Chase.

Implantado na temporada de 2004, quando o nome da categoria era Nascar Sprint Cup, o Chase foi criado por causa do desempenho do campeão de 2003, Matt Kenseth, que venceu uma única corrida, a de Las Vegas, a terceira prova da temporada, e ficou como líder pelo restante da temporada.

O Chase já está em seu terceiro formato, que estreou na temporada de 2014,  e que coloca dezesseis pilotos numa disputa apenas entre esses escolhidos, para a definição do campeão de cada temporada. Esta versão ainda continua valendo, inclusive em 2022.

Até o final da temporada de 2022, um total de 46 pilotos diferentes já tinham participado desse processo seletivo, que dura sempre as dez etapas finais de cada temporada. Digno de nota é que apenas um único piloto participou de todos os PlayOffs desde 2004 até o de 2018: Jimmie Johnson – que nesse período foi campeão sete vezes – a última na temporada de 2016. Com sua aposentadoria ao final de 2020, essa marca não estará mais presente. Mas sua marca – de 15 participações – agora foi superada por outros pesos-pesados da categoria: Denny Hamlin e Kevin Harvick.

A partir da temporada de  2017 a Nascar, que agora se denomina Monster Nascar Cup, manteve o último formato do Chase, mas alterou seu nome para Playoffs. Foi uma mudança apenas para efeito de marketing, já que a expressão playoff é muito usada em outros esportes nos EUA. Mas a nível de pontuação houve nova alteração, importante, e à nosso ver mais justa:

Cada prova é dividida em 3 segmentos, ao fim dos quais os dez primeiros colocados ganham pontos de bonificação para compor a pontuação da prova. Também o primeiro em cada segmento ganham pontos de bônus de playoffs, estes para serem usados exclusivamente para compor a pontuação dos pilotos durante os playoffs. (Novos formatos e pontuação das provas para 2017)

São mais de 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos das mais importantes categorias dos Esportes a Motor no Mundo

Destaques das Últimas Edições

Para a edição de 2022 foram quatro os novos nomes a entrar na disputa: Ross Chastain, que foi direto para o vice-campeonato, Chase Briscoe, Daniel Suarez e Austin Cindric. Já da parte negativa tivemos cinco pilotos que neste ficaram de fora dos PlayOffs. Brad Keselowski, Martin Truex Jr e Kurt Busch, que já foram campeões em anos anteriores, além de Aric Almirola e Michael McDowell.

Para a edição de 2021 tivemos três estreantes nesse processo. Christopher Bell, Tyle Reddick e Michael McDowell, com Bell sendo eliminado na segunda fase, enquanto os outros dois já saíram na primeira fase dos PlayOffs.

Para a edição de 2018 dois estreantes se classificaram: Erik Jones, que terminou na 15ª colocação, e Alex Bowman, que encerrou a temporada apenas em 16º. Já a edição de 2019 só contou com uma estreia, a de Ryan Blaney, que terminou na nona posição. A edição de 2020 – contou com as estreias de Matt DiBenedetto e Cole Custer. Mas ambos já foram eliminados na primeira fase – o que é uma quase regra, já que nunca um estreante chegou na final dos PlayOffs.

O campeão de 2020 – Chase Elliott -foi inédito, assim como já tinha ocorrido em 2018 e 2017, com Joey Logano e Martin Truex Jr, respectivamente, voltando a ocorrer na temporada de 2021 com Kyle Larson. Essa tendência não se repetiu em 2022, quando Logano alcançou seu segundo título de campeão da Nascar Cup.

E os maiores “perdedores” – pilotos que participaram mais de uma dezena de vezes, mas nunca foram campeões – são Denny Hamlin, com 16 participações, além dos já aposentados Matt Kenseth, com 13, e Tony Stewart, com 11.

Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!

» Veja os participantes de todos os Chases / PlayOffs da Nascar Cup:

Clique na tabela para ampliá-la
Muitas dicas legais estão sempre aparecendo no Dica-Legal.com – venha conhecer, pois sempre tem muita informação importante para você usar no seu dia-a-dia no mundo atual!
1.071.755FJPB1.1.286

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=5334

5 menções

  1. […] será estatisticamente factível – seria a primeira vez que um líder ficaria de fora dos PlayOffs desde 2004, quando esse sistema de definição do título foi instituído na […]

  2. […] » Confira Todos os Playoffs da Nascar Cup […]

  3. […] » Confira Todos os Chases (ou Playoffs) da Nascar Cup… […]

  4. […] » confira aqui Todos os Chases da Sprint Cup […]

  5. […] » confira aqui neste link todos os Chases da Sprint Cup […]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com