dez 20 2017

Todos os Chases da Nascar

A Nascar definiu um sistema de alguma forma similar aos famosos playoffs dos maiores esportes nacionais dos Estados Unidos, que denominou de Chase. Implantado na temporada de 2004, quando o nome da Nascar era Nascar Sprint Cup, que entrou em seu terceiro formato, na temporada de 2014, e que coloca dezesseis pilotos numa disputa apenas entre esses escolhidos, para a definição do campeão de cada temporada.

Até o final da temporada de 2017, um total de 34 pilotos diferentes já tinham participado desse processo seletivo, que dura sempre as dez etapas finais de cada temporada. Digno de nota é que apenas um único piloto participou de todos os Chases desde 2004 até o de 2016: Jimmie Johnson – que nesse período foi campeão sete vezes – a última na temporada de 2016.

Dignos de nota também os pilotos Matt Kenseth, que participou de 12 dos Chase, pulando apenas o de 2008, e Jeff Gordon, que participou de 11 Chase no total.

Para 2017 a Nascar, que agora se denomina Monster Nascar Cup, manteve o último formato do Chase, mas alterou seu nome para Playoff. Foi uma mudança apenas para efeito de marketing, já que a expressão playoff é muito usada em outros esportes nos EUA. Mas a nível de pontuação houve nova alteração, importante, e à nosso ver mais justa.

Cada prova é dividida em 3 segmentos, ao fim dos quais os dez primeiros colocados ganham pontos de bonificação para compor a pontuação da prova. Também o primeiro em cada segmento ganham pontos de bônus de playoffs, estes para serem usados exclusivamente para compor a pontuação dos pilotos durante os playoffs. (Novos formatos e pontuação das provas para 2017)

Para esta edição dois estreantes se classificaram: Ryan Blaney, que terminou num honroso nono lugarf, e outro nada novato, Ricky Stenhouse Jr, que encerrou a temporada apenas em 13º.

O campeão foi inédito. Martin Truex Jr, que participou pela quinta vez nos playoffs, mas que anteriormente só tinha conseguido um quarto lugar, em 2015. O vice-campeão foi Kyle Busch, em sua décima disputa, que foi o campeão em 2015.

» Veja os participantes de todos os Chases da Nascar:

– FJPB –

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=5334

2 menções

  1. […] » confira aqui Todos os Chases da Sprint Cup […]

  2. […] » confira aqui neste link todos os Chases da Sprint Cup […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.