Todos os PlayOffs da Nascar

Atualizamos nosso quadro geral de Playoffs (que anteriormente eram chamados de Chases) da Nascar Cup, com o resultado final da temporada 2020, vencida por Chase Elliott – em sua quinta tentativa.

História

A Nascar definiu um sistema de alguma forma similar aos famosos playoffs dos maiores esportes nacionais dos Estados Unidos, que denominou de Chase.

Implantado na temporada de 2004, quando o nome da categoria era Nascar Sprint Cup, o Chase foi criado por causa do desempenho do campeão de 2003, Matt Kenseth, que venceu uma única corrida, a de Las Vegas, a terceira prova da temporada, e ficou como líder pelo restante da temporada.

O Chase já está em seu terceiro formato, que estreou na temporada de 2014,  e que coloca dezesseis pilotos numa disputa apenas entre esses escolhidos, para a definição do campeão de cada temporada.

Até o final da temporada de 2020, um total de 39 pilotos diferentes já tinham participado desse processo seletivo, que dura sempre as dez etapas finais de cada temporada. Digno de nota é que apenas um único piloto participou de todos os Chases desde 2004 até o de 2018: Jimmie Johnson – que nesse período foi campeão sete vezes – a última na temporada de 2016. Com sua aposentadoria ao final de 2020, essa marca não estará mais presente.

Dignos de nota também os pilotos Matt Kenseth, que participou de 13 dos Chase, pulando apenas o de 2008 e o de 2018, e Jeff Gordon, que participou de 10 Chase no total.

A partir da temporada de  2017 a Nascar, que agora se denomina Monster Nascar Cup, manteve o último formato do Chase, mas alterou seu nome para Playoffs. Foi uma mudança apenas para efeito de marketing, já que a expressão playoff é muito usada em outros esportes nos EUA. Mas a nível de pontuação houve nova alteração, importante, e à nosso ver mais justa.

Cada prova é dividida em 3 segmentos, ao fim dos quais os dez primeiros colocados ganham pontos de bonificação para compor a pontuação da prova. Também o primeiro em cada segmento ganham pontos de bônus de playoffs, estes para serem usados exclusivamente para compor a pontuação dos pilotos durante os playoffs. (Novos formatos e pontuação das provas para 2017)

Destaques das Últimas Edições

Para a edição de 2018 dois estreantes se classificaram: Erik Jones, que terminou na 15ª colocação, e Alex Bowman, que encerrou a temporada apenas em 16º. Já a edição de 2019 só contou com uma estreia, a de Ryan Blaney, que terminou na nona posição. E a última edição – a de 2020 – contou com as estreias de Matt DiBenedetto e Cole Custer. Mas ambos já foram eliminados na primeira fase.

O campeão de 2020 foi inédito, assim como já tinha ocorrido em 2018 e 2017, com Joey Logano e Martin Truex Jr, respectivamente.

E os maiores “perdedores” – pilotos que participaram mais de uma dezena de vezes, mas nunca foram campeões – são Denny Hamlin, com 14 participações, e Matt Kenseth, com 13.

» Veja os participantes de todos os Chases / PlayOffs da Nascar Cup:

305.930FJPB578

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=5334

4 menções

  1. […] » Confira Todos os Playoffs da Nascar Cup […]

  2. […] » Confira Todos os Chases (ou Playoffs) da Nascar Cup… […]

  3. […] » confira aqui Todos os Chases da Sprint Cup […]

  4. […] » confira aqui neste link todos os Chases da Sprint Cup […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com