Pilotos com mais Vitórias e Poles na Nascar

A Nascar Sprint Cup – que a partir de 2017 usará o nome de Monster Nascar Cup – tem dezenas e dezenas de vencedores ao longo de décadas de corridas. Alguns dos pilotos – dos quais selecionamos sessenta, os Top 60 – tem mais de 15 vitórias em seus currículos, e dois deles tem mais de uma centena de vitórias.

Na verdade Richard Petty, um ícone da categoria, alcançou a fantástica marca das duas centenas (isso mesmo, 200) vitórias – e isso até a temporada de 1984. David Pearson tem quase metade desse número, na verdade exatas 105 vitórias, seguido de perto por um piloto que se aposentou apenas ao final da temporada passada (2015): Jeff Gordon, que acumulou 93 vitórias em seu currículo.

Dentre os pilotos ainda em atividade Jimmie Johnson é o que tem o maior número de vitórias e que, na etapa de Fontana de 2016, conseguiu deixar para trás a marca do idolatrado Dale Earnhardt Sr, alcançando 80 vitórias, 13 à menos que Jeff Gordon, recém aposentado.

Confira então a tabela dos maiores vitoriosos na Nascar Cup:

 

 

Uma outra informação, que pode ajudar a entender e/ou comparar é a tabela abaixo com os Top 60 pilotos da Nascar com mais POLES conquistadas:

 

Como pode ser constatado comparando as duas tabelas, em geral os que têm mais vitórias também têm mais poles. Nos Top 3 isso bate exatamente na mesma ordem, mas no caso de Darrel Waltrip já começam a aparecer pequenas diferenças. Ele aparece como o quarto entre os mais vitoriosos na Nascar Cup, mas entre os com mais poles ele é o quinto.

Já Cale Yarborough aparece em quarto lugar entre os com mais poles, mas é apenas o sexto colocado entre os mais vitoriosos. Isso demonstra que Cale era bem rápido, mas menos consistente nos resultados finais das provas.

Fique à vontade para fazer outras comparações entre as duas tabelas, mas acompanhe sempre as atualizações que faremos nelas frequentemente. Se quiserem fazer comentários, estejam à vontade também.

— FJPB —

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=5676

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.