Xfinity Chase 2016 – Predições do Blog

Atualização de 17 de setembro de 2016:

Já com a vigéssima sexta etapa da Xfinity Series disputada, e encerrada a fase pré-chase também para esta categoria da Nascar, fechamos nossas predições, do mesmo jeito que já fazemos há anos com o Chase da Sprint Cup.

Foram finalmente selecionados os Doze Eleitos para disputar o título nas últimas sete etapas da temporada.

Decidimos manter o nosso já conhecido  cálculo estatístico usado nas últimas duas versões do Chase da Sprint Cup, levando em conta cinco indicadores* que, juntos, permitem-nos tentar dar uma porcentagem muito mais próxima da chance real que cada um dos pilotos. Selecionamos os 30 pilotos melhor classificados no Campeonato de Pilotos até a etapa anterior -, que são os elegíveis em ganhar a entrada no primeiro Chase da Xfinity Series.

Vamos deixar assim, para vocês verem e reverem como chegamos no acerto das definições finais da Xfinity, para esta temporada.

PS: se você não conhece as regras exatas que levarão à seleção dos 12 a serem eleitos para o primeiro Chase da categoria, recomendamos dar uma passada no link à seguir para conferir as regras aqui.

——————————————————————————————————-

 

Análise da Semana

A Nascar chegou à 26ª etapa  da fase que selecionou os 12 do Chase da Xfinity, e o Blog teve confirmada as últimas predições para quem iria entrar no Chase. Usamos nosso método de predição que você já conhece da Sprint Cup.

Após Chicagoland todas as doze vagas foram preenchidas. Todos os doze primeiros colocados confirmaram sua passagem para o primeiro Chase da Xfinity Series.

Caso interessante – e outra coisa a melhorar especificamente para o Chase da Xfinity Series – é o caso do piloto Justin Marks. Ficou com 90% de chances matemáticas de entrar, além da vitória obtida em Mid-Ohio e estar em 23º no campeonato, ele não era elegível e mesmo que ganhasse a última prova da fase regular da Xfinity Series não entraria no Chase pelo critério – esdrúxulo para esta específica categoria – porque não participou de todas as etapas (na verdade ele tem apenas (!) 15 etapas disputadas) na atual temporada.

——————————————————————————————————–

Resumo da Predição do Blog do SuperSpeedway:

Confirmado: todos os doze primeiros colocados no campeonato entraram no Chase.

——————————————————————————————————–

Comentários adicionais:

A primeira forma da Nascar para a disputa do Chase da Xfinity Series só vai se encerrar após a 33ª etapa da temporada. Mas na tabela acima você poderá ir acompanhando as variações das chances de cada um dos 30 melhores classificados na fase inicial, que é composta pelas 26 primeiras etapas da temporada. Apenas os 12 melhores – os 12 do Chase dentro das Regras da Nascar -, é que vão disputar o título desta temporada.

* os indicadores-base de nossos cálculos estatísticos são:

1. o número de vitórias (lembrando que 1 vitória define os que entrarão no Chase);
2. o total de Top 5 e Top 10 – com pesos obviamente diferenciados, maior para o Top 5 – que cada piloto já conquistou na temporada 2016;
3. uma soma ponderada desses parâmetros, com viés de porcentagem sobre as chances que um piloto com tais indicadores passe para as fases eliminatórias do Chase;
4. quantas vagas faltam comparativamente ao número de pilotos dentro do Top 16;
5. o número de bônus ganhos no Cash4Dash, onde dois são suficientes – tanto quanto uma vitória – em assegurar a entrada no Chase.

1.615.155FJPB1.15

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/xfinity-chase-2016-predicoes-do-blog/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.