Chase 2016 – Predição do Blog

Chase da Nascar 2016

Chase da Nascar 2016Atualização de 10 de setembro:

Com a realização da vigésima sexta etapa da temporada deste ano da Nascar Sprint Cup, em Richmond, é hora de dar fechamento à uma de nossas atividades mais interessantes: atualizar o nosso sistema de predição do Chase.

Neste ano demos um novo salto de qualidade e desenvolvemos para nosso Infográfico um cálculo estatístico ainda mais completo que os das versões anteriores, levando em conta agora cinco indicadores* que, juntos, permitem-nos tentar dar uma porcentagem ainda mais próxima da chance real que cada um dos pilotos – selecionamos os 30 pilotos melhor classificados no Campeonato de Pilotos até a etapa anterior -, deve esperar sobre sua possível entrada no Chase deste ano.

A novidade deste ano é a inclusão, em nossa fórmula, da relatividade do número de voltas lideradas por cada piloto até a última etapa disputada, o que vai garantir uma predicibilidade ainda melhor.

 


 


Análise da Semana

A Nascar chegou neste sábado à 26ª -e última – etapa da fase prévia que seleciona os 16 Eleitos do Chase, e o Blog mostra como se concluíram as chances de cada um dos Top 30 passar para o sistema de play-offs da Nascar. Com nosso novo Infográfico você terá uma visão ainda mais completa.

Após Richmond foram finalmente escolhidos os dezesseis pilotos garantiram vaga no Chase, e os grandes perdedores foram Kasey Kahne e Ryan Newman, que não conseguiram entrar para o Chase deste ano.

Treze pilotos carimbaram o passaporte para o Chase 2016 através de vitórias na temporada regular da categoria (incluindo Tony Stewart e Chris Buescher). Portanto as últimas três vagas foram decididas pela pontuação, com Austin Dillon, Jamie McMurray e Chase Elliott os sortudos que foram selecionados por tal critério.

Foram dezesseis os pilotos que passaram ao Chase, e que a partir da 27ª etapa (Chicagoland, em 18 de setembro) entrarão na fase tipo play-off da Nascar Sprint Cup.

 

Resumo da Predição Final do Blog do SuperSpeedway:

» Garantidos:
Kevin Harvick, Brad Keselowski, Joey Logano, Carl Edwards, Denny Hamlin, Kurt Busch, Kyle Busch, Martin Truex Jr, Matt Kenseth, Jimmie Johnson, Kyle Larson, Tony Stewart e Chris Buescher.

» Quase Lá:
Austin Dillon, Chase Elliott e Jamie McMurray ou Ryan Newman.

——————————————————————————————————–

Comentários adicionais:

A terceira forma diferente da Nascar para a disputa do Chase só vai se encerrar após a 36ª etapa da temporada. Mas na tabela acima você poderá ir acompanhando as variações das chances de cada um dos 30 melhores classificados na fase inicial, que é composta pelas 26 primeiras etapas da temporada. Apenas os 16 melhores – os 16 do Chase dentro das Regras da Nascar -, é que vão disputar o título da temporada.

Alguns já estão totalmente garantidos no Chase 2016 (aparecem na tabela com a chance de 100%), mas outros já não têm chances matemáticas de entrar. Mas como uma única vitória já quase dá a certeza da garantia de carimbar o passaporte para o Chase, uma ou outra  surpresa poderá acontecer até a etapa de Richmond, em 10 de setembro. Então volte aqui a cada etapa que o Chase avança, e saiba como ficaram as chances de cada piloto após cada nova etapa.

* os indicadores-base de nossos cálculos estatísticos são:

1. o número de vitórias (lembrando que 1 vitória praticamente define os que entrarão no Chase, mas duas é a certeza absoluta dessa entrada);
2. o total de Top 5 e Top 10 – com pesos obviamente diferenciados, maior para o Top 5 – que cada piloto já conquistou na temporada 2015;
3. o total de voltas lideradas por cada piloto;
4. uma soma ponderada desses três parâmetros, com viés de porcentagem sobre as chances que um piloto com tais indicadores passe para as fases eliminatórias do Chase;
4. quantas vagas faltam comparativamente ao número de pilotos dentro do Top 16

— FJPB —

1.634.823FJPB1.15

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/chase-2016-predicoes-do-blog/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.