«

»

set 10 2011

Imprimir Post

Quem entra no Chase na prova final?

Olá pessoal, faltando algumas horas para a 26ª e última etapa da Nascar Sprint Cup, antes da definição do Chase – que selecionará os “melhores 12 pilotos” para disputar o título de 2011 – vamos fazer uma análise de quem entra nesse grupo.

Primeiro vamos entender como funciona o Chase em 2011, que teve algumas pequenas mexidas em suas regras. Para tal vale a pena ver o nosso artigo O Que é o Chase…mas vamos resumir assim:

1. entram todos que estão no Top 10 (apenas pelo critério de pontos);

2. entram dois “wild-cards”, definidos por aqueles com mais vitórias e/ou pontos até o vigéssimo colocado;

Tabela do pré-Chase (faltando apenas 1 prova)

|Candidatos ao Chase|

Bom analisando desse prisma das regras, podemos garantir que os Top 8 (Johnson, Kyle, Edwards, Kenseth, Gordon, Harvick, Kurt e Newman) já estão dentro, não perdem mais suas entradas, qualquer que seja o resultado da prova deste domingo, em Richmond.

Agora só falta definir os demais. Aqui a coisa complica um pouco, e exatamente para o nono e décimo colocados, respectivamente Earnhardt Jr e Stewart, pois eles não têm vitória alguma, e a diferença de pontos entre eles e os primeiros dois candidatos a “wild-card”, Brad Keselowski e Hamlin, têm vitórias já – assim como o 20º colocado, Menard.

Brad Keselowski pode embaralhar tudo se vencer. Nessa situação, e dependendo dos resultados de um daqueles dois, entra Brad e cai um (ou Dale ou Tony). Brad pode tirar Tony da luta mesmo sem vencer, basta ser segundo e Tony ser um dos últimos – aqui Tony sai fora, e não entra nem na disputa dos dois “wild-card” (já que não tem vitórias, lembram do item 2?).

Se Denny vencer, com Brad em até o quinto lugar – e imaginando que Dale e Tony fiquem após o 38º lugar – então Denny e Brad entram, assim como Paul Menard. Fica aqui a disputa direta entre os dois “perdedores”, pois quem fizer mais pontos se garante, mesmo não tendo nenhuma vitória, já que os demais – ente o 13º e o 19º – também não tem vitórias, nem podem alcançá-los mais.

Já para Paul Menard, tudo depende dele torcer contra Dale e Tony, e ver Brad vencer, Denny pontuar bastante, e  esperar que Dale e Tony fiquem com as posições finais da prova – aí ele dará um grande salto: direto do 20º para o Chase – ou então vencer a prova (?!)… duas situações não exatamente prováveis.

Simples ou difícil?

Não importa, isso é Nascar!

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=583

1 comentário

  1. josé Daniel Batistela

    Para mim sem duvida Toni Stewart entra no chase, já que é um craque das pistas e dono de equipe.
    A segunda vaga poderia ficar com justiça para Brad, já que tem 3 vitorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>