Mais Corridas sem Vitórias na F-1

Confira os pilotos que disputaram mais GPs mas que nunca venceram na Fórmula 1. Tem contagem POR GP e POR PÓDIOS. Também criamos um índice específico, o IQV (ou o Índice de Quase Vitória).

No início de agosto de 2016 morreu um piloto que se tornou famoso por ter, em sua época, corrido o maior número de GPs na Fórmula 1, mas nunca ter vencido uma única corrida na categoria. O neozelandês Chris Amon era essa pessoa, que faleceu em 03 de agosto daquele ano.

Ele disputou exatos 108 GPs na Fórmula 1, mas jamais conseguiu chegar ao alto dos pódios, entre os anos de 1963 e 1976. Mas outros pilotos também estão num patamar similar, e vamos elencar os Top, em toda a carreira.

A tabela abaixo mostra que, na verdade, Amon até está bem longe de outros pilotos ainda com mais GPs disputados, mas sem nenhuma vitória na categoria máxima do Automobilismo. Andrea de Cesaris é quem mais se destacava nesse rank, até o GP da China de 2024, quando Nico Hulkenberg se juntou à ele na liderança desse desagradável rank.

Mas como você pode ver na tabela abaixo – que mostra os Top 27 neste Rank Maldito – muitos outros pilotos superam tranquilamente os números de Amon.

Então resolvemos criar um indicador que poderia medir melhor o quanto cada um desses pilotos chegou muito perto, mas não conseguiu vencer. É o QV, o índice de Quase Vitória, que é medido pela divisão entre o total de vezes que cada piloto foi ao pódio e o total de GPs que disputou na Fórmula 1 – em %.

Também aqui Amon não é o primeirão. Lando Norris “quase venceu” 13,8% dos GPs que disputou e apenas em terceiro é que aparece Amon (com QV = 10,2%), atrás de Stefan Johansson (com QV = 11,7%).

Entre os 27 pilotos desta lista, 5 deles ainda estão em plena atividade nesta temporada de 2024.

Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!

Veja as estatísticas dos Maiores Jejuns de Vitórias na F-1
e as estatísticas de Mais Corridas sem Pontuar na F-1

1.643.292FJPB271.2.356

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/mais-corridas-sem-vitorias-na-f-1/

3 menções

  1. […] Mais Corridas sem Vitórias na F-1 […]

  2. […] Mais Corridas sem Vitórias na F-1 […]

  3. […] deixe de ver também as estatísticas dos Mais Corridas sem Vitórias na F-1 Notícias Relacionadas:F1: Equipes e Pilotos 2015F1: Equipes e Pilotos 2014Analise da 1ª sessão […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.