Mais Corridas sem Vitórias na F-1

No início de agosto de 2016 morreu um piloto que se tornou famoso por ter, em sua época, corrido o maior número de GPs na Fórmula 1, mas nunca ter vencido uma única corrida na categoria. O neozelandês Chris Amon era essa pessoa, que faleceu em 03 de agosto daquele ano.

Ele disputou exatos 108 GPs na Fórmula 1, mas jamais conseguiu chegar ao alto dos pódios, entre os anos de 1963 e 1976. Mas outros pilotos também estão num patamar similar, e vamos elencar os Top, em toda a carreira.

A tabela abaixo mostra que, na verdade, Amon até está bem longe de outros pilotos ainda com mais GPs disputados, mas sem nenhuma vitória na categoria máxima do Automobilismo. Andrea de Cesaris desponta nesse rank.

Mas como você pode ver na tabela abaixo – que mostra os Top 20 neste Rank Maldito – muitos outros pilotos superam tranquilamente os números de Amon. Ele foi superado, e em muitos GPs por três pilotos em atividade: Nico Hulkenberg, Sergio Perez e Romain Grosjean.

Então resolvemos criar um indicador que poderia medir melhor o quanto cada um desses pilotos chegou muito perto, mas não conseguiu vencer. É o IQV, o índice de Quase Vitória, que é medido pela divisão entre o total de vezes que cada piloto foi ao pódio e o total de GPs que disputou na Fórmula 1 – em %.

Também aqui Amon não é o primeirão. Stefan Johansson “quase venceu” 11,7% dos GPs que disputou e em segundo vem Amon (com IQV = 10,2%).

Veja também as estatísticas dos Maiores Jejuns de Vitórias na F-1

FJPB86

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=5855

2 menções

  1. […] Mais Corridas sem Vitórias na F-1 […]

  2. […] deixe de ver também as estatísticas dos Mais Corridas sem Vitórias na F-1 Notícias Relacionadas:F1: Equipes e Pilotos 2015F1: Equipes e Pilotos 2014Analise da 1ª sessão […]

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com