Dakar: 27 carros são desclassificados na terceira etapa

O rali mais difícil e desafiador do mundo pregou uma de suas peças na última segunda-feira (04/01). Enquanto o frances Stéphane Peterhansel (BMW X3) venceu a terceira etapa e assumiu a liderança da 32ª edição do Rali Dakar, outros 27 pilotos foram desclassificadas após o percurso de 441 km entre as cidades argentinas de La Rioja e Fiambalá.

Os competidores desclassificados perderam três pontos de passagem obrigatória consecutivos, o que fere o regulamento da competição, que prevê a exclusão.

Muitos dos participantes desclassificados perderam os chamados waypoints (WP) por conta de avarias mecânicas no primeiro trecho de desafiadoras dunas no Dakar. É o caso do brasileiro Reinaldo Varela (Mitsubishi), que teve problemas com a embreagem de seu Mitsubishi Pajero Full.

“Ficamos sem embreagem após alguns quilômetros da Especial. Andamos o máximo que pudemos. Estou muito triste por não poder continuar numa prova tão importante em virtude de um problema aparentemente simples” conta Varela, que com o navegador Erley Ayala ocupava a terceira colocação na categoria T2.1 a gasolina, na qual participam carros praticamente originais.

Com a falha mecânica ele ficou impossibilitado de passar por alguns pontos do percurso e foi obrigado a desviar do trajeto original. “Fizemos de tudo para seguir no Dakar, mas parte do percurso era muito íngreme. Tivemos que optar caminhos alternativos para chegarmos ao fim do dia”, explica Varela, único brasileiro Campeão Mundial de Rally Cross-Country (2001), modalidade mais tradicional do rali off-road do mundo.

Entre os 27 carros excluídos, cinco são formados por competidores brasileiros. Além de Varela, também Julio Bonache (Mitsubishi), Klever Kolberg (Mitsubishi), Sven Fischer (Mitsubishi) e Sérgio Williams(Troller) também estão fora.

Em 2009, dezenas de pilotos também perderem três pontos de passagem seguidos durante o Rali Dakar. Inicialmente eles foram desclassificados, mas os comissários reviram a penalidade e na ocasião aplicaram uma punição de tempo aos competidores.

“Nós conversamos durante muito tempo com os comissários, mas ao contrário do ano passado eles estavam irredutíveis. É muito triste deixar o Dakar desta forma”, completa Varela.

1.613.533FJPB1.3

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/dakar-27-carros-sao-desclassificados-na-terceira-etapa/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.