MÃO INGLESA

“Piloto X, tenho notado, tanto na sua coluna quanto na do Ayrton Piquetoso, que ambas não estão considerando as novas regras do Português. Existe algum motivo ou é desconhecimento mesmo?” (Flaviana Pardini, São José dos Campos SP).

Prezada Flaviana, você tem razão. Ainda não estamos seguindo as novas regras. Existem alguns motivos. O primeiro é que não concordamos com essas mudanças e não acatá-las de imediato é uma forma legítima de protesto.

Acreditamos que cada língua, cada dialeto tem suas particularidades e isso deve ser respeitado. Por exemplo: é inconcebível ouvir um gaúcho falando “uai” e um mineiro dizendo “ó xente”. O próprio Português falado em Portugal é diferente do Português do Brasil no tocante a ritmo, entonação etc.
Portanto, acreditamos que, apesar da globalização, não deveríamos fugir das particularidades de cada povo, de cada região.

O segundo motivo é que somos mineiros e aqui tudo acontece em um ritmo diferente. Não somos apressados, não somos lentos, somos mineiros, um povo desconfiado de novidades, conservador, saudosista.

No entanto, um dia tivemos que abandonar a máquina de escrever mecânica, passamos para a máquina elétrica e hoje, a exemplo do mundo todo, estamos no computador. É a tendência natural. Somos mineiros, não somos homens da caverna. Com o tempo vamos adotar as novas regras.
O difícil é passar 30 anos escrevendo idéia com acento e, de uma hora para outra, mudar a construção da palavra. O cérebro acha estranho, não gosta. Já pensou se de repente o mundo todo fosse obrigado a dirigir na mão inglesa devido à decisão de meia dúzia de pessoas?

É assim que nos sentimos com relação às novas regras. É como se tivéssemos tentando dirigir do lado contrário. Você, Flaviana, não faz idéia do que essa idéia sem acento está fazendo com as minhas idéias. De qualquer forma, obrigado pela observação.

Um abraço do Piloto X. Paz.

1.638.215FJPB1.19

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/mao-inglesa/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.