«

»

out 17 2012

Imprimir Post

Jari Latvala vai para a VW com Ogier em 2013

A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira a contratação de Jari-Matti Latvala para a temporada de 2013. O finlandês, de 27 anos, é atualmente o primeiro piloto da equipe oficial da Ford. Entretanto, a montadora surpreendeu ao anunciar que deixará o WRC ao fim da temporada.

Com isso ela deixou não só Latvala, mas também Petter Solberg sem vaga para o ano que vem. Lativala agiu rápido e já assinou contrato com a Volkswagen, que estreia como equipe oficial na próxima temporada.

Latvala levará consigo seu navegador, o também finlandês Miikka Anttila. Ambos formaram uma parceria de cinco anos com a Ford, mas agora seguirão para a Volkswagen.  Além de Latvala, a equipe alemã já conta com Sebastien Ogier, que vem desenvolvendo, ao lado do bicampeão mundial e consultor Carlos Sainz, o novo modelo visando a próxima temporada, o Polo R WRC. A equipe com Ogier e Latvala passará, com a saída de Sebastien Loeb da maioria das provas da temporada 2013, a ser a mais forte do WRC.

O finlandês vibrou com o novo desafio na Volkswagen. “Estou muito feliz por estar guiando o Polo R WRC no Mundial de Rali no futuro. A determinação da equipe Volkswagen me convenceu a aceitar este desafio. Ao mesmo tempo, vejo a mudança como um recomeço pessoal. Tomei a decisão para dar mais um passo rumo ao meu grande objetivo: o título de campeão do mundo com a Volkswagen.

Jost Capito, diretor-esportivo da Volkswagen, deu as boas vindas ao novo contratado. “Estamos orgulhosos e muito satisfeitos por termos ganho Jari-Matti Latvala para o nosso projeto no Mundial de Rali. Ele é um dos pilotos de mais destaque no WRC, é agressivo, tem experiência e velocidade excepcionais. Conheço Jari-Matti desde seus primeiros ralis e observei seu desenvolvimento muito de perto. Ele é um reforço genuíno para a nossa equipe”.

“O fato de que um outro piloto de ponta acredita em nosso sucesso e está migrando para a nossa equipe dá a cada membro do time uma motivação adicional. Em Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala temos uma excelente dupla de pilotos para a estreia do Polo R WRC no Mundial de 2013”, acrescentou.

Depois de um começo bastante irregular de temporada, quando venceu o Rali da Suécia, mas cometeu erros crassos em provas como Monte Carlo, México e Portugal, Latvala vem reagindo no campeonato. Graças ao segundo lugar no Rali da Alemanha, à vitória em Gales e um novo segundo lugar na França, o finlandês soma 131 pontos e está em terceiro, só atrás de Loeb, campeão antecipado, com 244, e de Mikko Hirvonen, seu ex-parceiro de Ford e segundo piloto da Citroen, com 173.

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=7640

1 comentário

  1. Vincent

    Latvala começou a competir em rális internacionais aos 17 anos. O seu primeiro rali internacional foi o Ráli da Grã-Bretanha de 2002, onde terminou em 17º da geral. A equipa Ford Rally Team contratou-o em 2008 e ao longo da sua carreira já venceu sete rális, incluindo dois esta temporada. Em 2010 o finlandês foi também o segundo classificado no campeonato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>