Pirelli calcula diferença de tempos entre os tipos de pneus

Após a primeira sessão de testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1, a fornecedora de pneus para a categoria fez um cálculo dos tempos de volta para cada tipo de pneus que estarão à disposição das equipes e pilotos durante a temporada de 2019.

Para este ano a Pirelli alterou a nomenclatura de seus pneus, e colocará à disposição cinco tipos diferentes dos chamados pneus slick. Eles serão chamados de C1, C2, C3, C4 e C5, sendo que o C1 é o mais duro, e C5 o mais macio.

A estimativa da fabricante é que o C1 seja de 0,8 à 1,0s mais lento que o C2. Para cada corrida serão três tipos diferentes à disposição. O gerente de corridas da Pirelli, Mario Isola, explicou a grande diferença de tempo entre esses dois tipos: “O C1, nesta condição, é um pouco duro demais por que está frio. A minha expectativa é de que, se viermos com o C1 para a corrida, essa diferença será menor, pois estará trabalhando melhor e mais próximo ao C2”, disse. Vale lembrar que é inverno no continente europeu e o GP da Espanha ocorrerá em 12 de maio, durante a primavera no hemisfério norte.

Isola disse que uma diferença de aproximadamente 0,7 segundos entre a maioria dos compostos está de acordo com o que a companhia esperava para a temporada.

“A pista não é muito longa, então 0,7 segundos é um bom número, considerando que o objetivo era 0,8s ou 0,9s”, disse. “Em pistas mais longas, isso pode acontecer”.

“Além disso, o C5 não é um composto indicado para este circuito, então ele sofre um pouco para garantir uma volta muito rápida. É difícil alcançar uma volta boa com o C5 em Barcelona, considerando que o traçado é mais agressivo e a abrasividade está mais alta que ano passado”, encerrou Isola.

Pneus Slick para a temporada 2019 da F-1 (códigos, cores e durezas)

Estimativa da Pirelli para a diferença de tempos:
do C1 para o C2: 0,8 a 1,0 segundos
do C2 para o C3: 0,7 segundos
do C3 para o C4: 0,6 segundos e
do C4 para o C5: 0,6 segundos

1.615.136FJPB1.348

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/pirelli-calcula-diferenca-de-tempos-entre-os-tipos-de-pneus/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.