Entrevista de Lewis Hamilton sobre sua desclassificação

Nesta sexta-feira Lewis Hamilton deu uma entrevista coletiva onde pediu desculpas aos comissários da FIA e aos seus fãs pelo que chamou de “huge mistake” (enorme erro) na maneira como lidou com os eventos pós corrida no GP da Austrália.

O inglês foi desclassificado da prova de Melbourne após os comissários terem determinado que ele e sua equipe McLaren haviam os enganado deliberadamente em relação a uma conversa de rádio que ocorreu depois que ele ultrapassou Jarno Trulli, da Toyota, durante um período de safety car.

Hamilton disse que foi aconselhado pelo diretor esportivo da McLaren, Dave Ryan, a não mencionar que havia recebido ordens para deixar Trulli ultrapassá-lo. Essa decisão resultou na suspensão de Ryan da equipe.

Claramente afetado por seu envolvimento nos eventos, Hamilton declarou:

“Em Melbourne, tive uma ótima corrida. Assim que saí do carro, dei entrevistas para a televisão atrás da garagem, e imediatamente lhes contei o que havia ocorrido durante a prova. Logo depois disso, fomos chamados pelos comissários, e enquanto aguardávamos, fui instruído e mal orientado por meu diretor esportivo a ocultar informações, e foi o que fiz.

Minhas sinceras desculpas aos comissários por desperdiçar seu tempo e ter feito com que parecessem tolos. Sinto muito pela situação: por minha equipe e por Dave, porque ele tem sido um bom membro da organização há muitos anos, e não acho que era sua intenção… ele é uma boa pessoa.

Fui para a reunião, só queria contar a história e dizer o que havia acontecido. Fui mal orientado, e foi assim que tudo ocorreu. Gostaria de pedir grandes desculpas a todos os meus fãs que acreditaram em mim, que me apoiam há anos, para quem mostrei quem sou nos últimos três anos, e é quem eu sou. Não sou um mentiroso. Não sou uma pessoa desonesta. Sou alguém que trabalha em equipe.

Toda vez que fui informado a fazer alguma coisa, eu fiz. Desta vez, percebi que foi um grande erro, e estou aprendendo com isso. Teve um efeito enorme sobre mim. Peço desculpas a vocês, não falei com vocês ontem, mas havia muitas coisas acontecendo com as quais eu tinha de lidar. Estou aqui para pedir desculpas a todos, e garanto que não vai acontecer novamente”.

Hamilton, que foi aplaudido por vários jornalistas no final da breve conferência de imprensa, afirmou que apenas ele e Ryan estiveram envolvidos na decisão de ocultar informações da FIA. O campeão mundial reconheceu que a situação em que se encontrou foi a pior que enfrentou em sua carreira.

“Nunca me senti tão mal. Tentem se colocar na minha posição e entender isso, como eu disse, não sou um mentiroso. Não vivi minha vida sendo mentiroso ou desonesto. E quando as pessoas dizem que sou e o mundo pensa a mesma coisa… o que posso dizer?

A situação definitivamente é a pior coisa que já experimentei na minha vida. É por isso que estou aqui. É correto para mim como ser humano e como homem estar diante de todos vocês e lhes dizer exatamente o que ocorreu. Não posso dizer o quanto lamento. Sinto muito por minha equipe e por minha família pela vergonha. É uma situação bastante embaraçosa”.

Quando perguntado se estava preocupado com a possibilidade de atitudes adicionais serem tomadas contra ele e a McLaren por parte da FIA, ele disse: “Tenho certeza que a FIA vai agir da maneira correta. Não sei o que mais vai acontecer no futuro. Agora, preciso me concentrar na corrida e tentar deixar isso para trás, aprender com isso e crescer”.

1.639.180FJPB1.7

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/entrevista-de-lewis-hamilton-sobre-sua-desclassificacao/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.