Cristiano da Matta

|Critiano da Matta|

Cristiano Monteiro da Matta é um brasileiro que teve diversas participações em campeonatos de Kart, onde começou quando já tinha 16 anos de idade. Sua primeira participação no automobilismo foi na Fórmula Ford Brasileira, isso no ano de 1993, quando se sagrou campeão da categoria, logo em seu ano de estréia no automobilismo. Em 1994 foi correr na Fórmula 3 Brasileira, onde novamente foi campeão, depois de ter vencido quatro provas.

Da Matta então foi correr na Europa, um caminho seguido pelos principais pilotos brasileiros. Em 1995 ele disputou a Fórmula 3 Inglesa, onde venceu apenas uma prova, e encerrou a temporada na oitava colocação. Já no ano seguinte passou para a Fórmula 3000 Internacional, onde novamente se classificou em oitavo, mas foi uma temporada apagada, sem vitórias ou pódios.

Em 1997 foi para os Estados Unidos, onde iniciou uma carreira de grandes destaques, e onde praticamente disputou sempre, a partir daí. Ele passou dois anos na Indy Lights. No primeiro ano já alcançou a terceira colocação do campeonato, no segundo faturou o título. Nesses dois anos venceu sete provas, foi ao pódio 13 vezes, por quatro vezes largou da pole e em sete oportunidades conseguiu ser o mais rápido da prova.

Então, no ano de 1999, entrou na principal categoria de monopostos norte-americana. A CART Champ Car World Series, onde a cada ano foi melhorando no rank da categoria, até se tornar campeão no ano de 2002. Nessas quatro temporadas acumulou 12 vitórias, 20 pódios, sete poles e por seis vezes foi o mais rápido da prova.

Então, bruscamente, foi para a Fórmula 1, a categoria de maior prestígio mundial nos Esportes à Motor. No primeiro ano ele superou seu companheiro de equipe, o veterano Olivier Panis, na equipe Toyota. Em 2004, não conseguiu melhorar nada, e com o carro ruim que tinha nas mãos, acabou substituído por um compatriota seu, Ricardo Zonta, após o GP da Alemanha, disputado em Hockenheim. Da Matta fez então a promessa de jamais voltar a correr na Fórmula 1.

O brasileiro então resolveu voltar para o automobilismo norte-americano, tentando repetir o sucesso dos anos anteriores. Correu por lá nos anos de 2005 e 2006, passou por três equipes diferentes: PKV Racing, Dale Coyne Racing e RuSport. Foram dois anos sem maiores sucessos, mas que quase encerrou sua carreira quando, no dia 3 de agosto de 2006, num treino da Champ Car na pista de Road America, sofreu um brutal acidente, que quase lhe custou a vida. Um cervo atravessou seu caminho, e o choque jogou o corpo do animal contra a cabeça do brasileiro. No hospital, em Wisconsin, ele teve operado o cérebro, para extrair um edema subdural. Ele ficou na UTI por 17 dias, e acabou tendo uma recuperação surpreendente, mas que o alijou do automobilismo por cerca de dois anos.

Em 2008 disputou, na tentativa de voltar a correr, duas provas de carros gran-turismo, na Grand American Rolex Series, mas sem maior brilho. Não correu na temporada de 2009, e resolveu então voltar a correr no Brasil, disputando a temporada de 2010 da Fórmula Truck, onde corria de caminhão. Correndo com um caminhão que era dos mais fracos da categoria, não obteve nenhum resultado de destaque.

Em 2011 voltou aos Estados Unidos e disputa algumas provas da American Le Mans Series, na classe GT.

» Veja abaixo um resumo biográfico do piloto:
Nome do piloto: Cristiano Monteiro da Matta
Nome mais conhecido: da Matta
Data de nascimento: 19/9/1973 (37 anos)
Onde nasceu: Belo Horizonte (Brasil)

Última categoria: F-Truck (2010)
Outras categorias: F-3 Brasil, F-3 Inglesa, F-3000, Indy Lights, Champ Car, Fórmula 1, Grand-Am

» Destaques da carreira:
1993: campeão da Fórmula Ford Brasil
1994: campeão da Fórmula 3 Brasil
1997: terceiro na Indy Lights
1998: campeão da Indy Lights
2002: campeão da Champ Car

Total de Campeonatos: 4 (quatro)
Total de Vitórias no Automobilismo: 28 (vinte e oito)
Cristiano da Matta também subiu ao pódio em 53 ocasiões diferentes, por 16 vezes largou da pole e em 21 oportunidades fez a volta mais rápida de uma prova.

Você pode conhecer a biografia de mais de 1.000 pilotos visitando o site PilotosDB.com

» o link é este aqui: http://www.pilotosdb.com

1.637.895FJPB1.133

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/cristiano-da-matta/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.