Bia Figueiredo

|Bia Figueiredo|

Bia, apelido de Ana Beatriz de Figueiredo, é uma das poucas brasileiras que teve participações de destaque em várias categorias, no Brasil e no Mundo. Como a maioria dos pilotos, principalmente entre os brasileiros e os europeus, Bia começou sua vida nas pistas em campeonatos de Kart, onde começou com apenas 8 anos de idade, em 1993.

Nessa época Bia acabou obtendo vários vice-campeonatos no Kart, e ganhou a Copa Sorriso de Kart, em 2003. Nesse mesmo ano Bia entrou para a Fórmula Renault Brasileira, onde no ano seguinte disputaria – em conjunto – a Fórmula 3 Sudam. Isso continuou em 2005, mas em 2006 ela disputaria apenas na F-3. No decorrer desses anos Bia obteve um vice-campeonato em 2004 na F-3 Sudam Light, e um terceiro lugar na temporada de 2005 da F-Renault Brasileira. Nesses anos no Brasil, de 2003 à 2006, ela acumulou 3 vitórias, 24 pódios, 6 poles e 5 voltas mais rápidas.

Bia passou um ano sabático em 2007, para em seguida rumar para o automobilismo norte-americano, onde está até hoje. Começou pela Indy Lights, onde correu até a temporada de 2009, sempre pela equipe Sam Schmidt. Em seu ano de estréia no mercado norte-americano ela venceu sua primeira prova na categoria. A vitória, obtida em 12 de julho, no Nashville Superspeedway, significou a primeira vitória de uma mulher na história da categoria. Ela voltou a vencer no ano seguinte, agora no Iowa Speedway, e assim conseguiu suas únicas vitórias, até agora, no mercado norte-americano.

No total, Bia disputou 29 provas na Indy Lights, e além das 2 vitórias, também subiu ao pódio em 8 oportunidades, e fez a volta mais rápida uma vez. Por 6 vezes liderou uma prova na categoria, com destaque para a prova de Nashville, em 2008, quando liderou 45 das 77 voltas da prova. Sua melhor temporada foi realmente a primeira, a de 2008. Ela terminou aquela temporada na terceira colocação.

Em 2010 Bia subiu para o topo dos monopostos nos EUA, passando a correr na IndyCar. Entretanto ela fez apenas quatro provas na temporada. Neste ano, conseguiu patrocínio para correr toda a temporada. Nos dois anos ela correu pela equipe Dreyer & Reinbold, não necessariamente uma equipe forte. Sem uma estrutura a altura de seu talento, Bia fez duas campanhas meio que apagadas, andando sempre no meio do pelotão. Contando as duas temporadas, até a 11ª etapa de 2011, Bia tinha conseguido, como melhor resultado, um 11º lugar. Apenas.

» Veja abaixo um resumo biográfico da pilota:
Nome da pilota: Ana Beatriz de Figueiredo
Nome mais conhecido: Bia
Data de nascimento: 18/3/1985 (26 anos)
Onde nasceu: São Paulo (Brasil)

Última categoria: IndyCar (2011)
Outras categorias: F-Renault Brasil, F-3 Sudam, Indy Lights

Destaques da carreira:
2004: vice-campeã da Fórmula 3 Sudam – Light
2005: terceira na Fórmula Renault Brasil
2008: terceira na Indy Lights

Total de Campeonatos: 0 (zero)
Total de Vitórias no Automobilismo: 5 (cinco)
Bia também subiu ao pódio em 32 ocasiões diferentes, por 6 vezes largou da pole e em 6 oportunidades fez a volta mais rápida de uma prova.

Você pode conhecer a biografia de mais de 1.000 pilotos visitando o site PilotosDB.com

» o link é este aqui: http://www.pilotosdb.com

1.646.024FJPB1.26

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/bia-figueiredo/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.