Análise técnica de Suzuka

A Fórmula 1 parte neste fim de semana para o circuito mais querido de todo o calendário, na opinião de pilotos, equipes, jornalistas e outros envolvidos no chamado “circo”. O GP do Japão, em Suzuka, apresenta uma atmosfera única, por conta dos apaixonados fãs locais, que tomam todas as dependências do circuito uma vez por ano desde 1987.

A pista japonesa pode ser considerada, também, um celeiro de campeões: dez títulos mundiais foram sacramentados no local. Nelson Piquet (1987), Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991), Alain Prost (1989), Damon Hill (1996), Mika Hakkinen (1998 e 1999) e Michael Schumacher (2000) saíram de Suzuka coroados.

O Brasil também tem uma relação bastante próxima com o Japão. Por ter conquistado seus três títulos no país, Ayrton Senna é cultuado até hoje pelos fãs. Neste ano, outro piloto deve escrever seu nome na lista de campeões definidos em Suzuka: Sebastian Vettel, que precisa apenas de um ponto para assegurar o bicampeonato por antecipação.

A pista, por sua vez, é uma das mais seletivas, exigentes e peculiares do calendário: em um formato parecido com o número oito, ela possui uma ponte ligando as duas partes, além de curvas espetaculares, como a veloz 130R, feita em altíssima velocidade.

Confira uma análise técnica completa de Suzuka feita por Luiz Razia, terceiro piloto do Team Lotus, por meio do texto abaixo:

Características de Suzuka
“O circuito é muito veloz e digno de campeões como o Vettel, que provavelmente confirmará o título neste fim de semana. A curva 130R é espetacular, muito rápida e feita com o pé embaixo para os carros realmente bons. A sequência de curvas no primeiro setor é muito técnica e difícil de interpretar. Uns dos pontos legais do circuito é a ponte e o túnel, pois este é o único circuito no mundo que se cruza.”

Aerodinâmica
“É muito importante a parte aerodinâmica aqui no Japão. Para os parâmetros do circuito, um carro que tem mais downforce é sinônimo de tempo em curvas. Para as equipes, nem é preciso se preocupar bastante com o arrasto, pois os pilotos passam muito mais tempo em curvas do que em retas.”

Motor
“Este é um dos GPs onde as equipes gastam seus melhores motores, assim como Monza, onde quase todos vão com propulsores novos. É capaz, também, que algumas equipes tenham reservado bons motores para usar aqui.”

Pneus e Estratégia
“Com a alta velocidade nas curvas, acredito que o composto mole nao deve durar tanto. Por isso, aposto em três paradas no mínimo.”

Freios
Os freios não são um problema em Suzuka. O principal aqui é o ajuste dianteiro e traseiro para que o carro mantenha-se com o equilíbrio certo ao entrar nas curvas da maneira correta.”

Kers/DRS
“O Kers vai ser importante na largada, mas não acredito que dê muito ganho de tempo na pista; já o DRS será um grande fator e provavelmente veremos muitas ultrapassagens nessa corrida.”

Veja vídeos exclusivos relativos à Luiz Razia, Fórmula 1 e GP2 no canal do piloto no YouTube: http://www.youtube.com/user/LuizRazia

1.637.412FJPB1.6

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/analise-tecnica-de-suzuka/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.