Valtteri Bottas vence o GP do Azerbaijão

Da pole para a vitória, assim foi a história do GP do Azerbaijão da Fórmula 1 em 2019. Diferentemente da edição passada nenhum incidente para tirar a vitória de Valtteri Bottas desta vez. Mas foi uma vitória apertada, com Lewis Hamilton e Sebastian Vettel apertando o cerco nas últimas voltas da prova.

No final tal pódio foi confirmado, mas Vettel começou a perder rendimento e, depois de ter chegado a menos de 2s de Hamilton, acabou chegando com mais de 11 segundos de desvantagem.

Com mais esta dobradinha consecutiva na temporada 2019 – a quarta nas primeiras quatro etapas disputadas – a Mercedes bate seu próprio recorde na história da categoria. Esse outro recorde da Mercedes, obtido na etapa passada, tinha igualado à sequência de três dobradinhas, nas três etapas iniciais de 1992, obtida pela Williams.

Mais 5,7s atrás chegou Max Verstappen, seguido de Charles Leclerc, que novamente foi prejudicado por uma estratégia errada da Ferrari, e deixou suas 19 voltas na liderança da prova bem para trás, terminando a corrida apenas na quinta colocação. Como bônus de consolação, levou o ponto de bonificação pela volta mais rápida da prova, completada em 1min43,009s à 209,795 km/h – novo recorde da pista na capital, Baku.

Sergio Perez foi o sexto colocado, à frente da dupla da McLaren, com Carlos Sainz Jr à frente de Lando Norris. Lance Stroll e Kimi Raikkonen completaram a zona de pontuação da prova.

A prova não teve incidentes maiores, mas pela primeira na história um carro de F-1 deu marcha-ré e bateu no carro que estava parado atrás. Foi Daniel Ricciardo que deu a ré sem olhar o retrovisor e acertou o carro de Daniil Kvyat.

O Campeonato de Pilotos agora está praticamente igual para a dupla da Mercedes, mas Bottas tirou a liderança de Hamilton, mas a diferença entre ambos é de um mísero ponto. Vettel é o terceiro, mas só tem um ponto de vantagem para Verstappen – ambos a 35 pontos dos ponteiros.

Veja o Resultado Completo do GP do Azerbaijão
Veja o Histórico Completo deste Circuito
Veja um Resumo de como ficou a Temporada da F-1
Veja como ficou o Campeonato de Construtores
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Veja os Resultados dos Pilotos nesta Temporada
Veja como ficou a Batalha entre Companheiros de Equipe

» Veja abaixo os melhores classificados no GP:

#PilotoNac.EquipeTempo
Valtteri BottasFINMercedes51 voltas
Lewis HamiltonINGMercedes+1,524s
Sebastian VettelALEFerrari+11,739s
Max VerstappenHOLRedBull+17,493s
Charles LeclercMONFerrari+69,107s
Sergio PerezMEXRacing Point+76,416s
Carlos Sainz JrESPMcLaren+83,826s
Lando NorrisINGMcLaren+100,268s
Lance StrollCANRacing Point+103,816s
10ºKimi RaikkonenFINAlfa Romeo-1 volta
1.644.623FJPB1.104

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/valtteri-bottas-vence-o-gp-do-azerbaijao/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.