Nascar retorna à classificação de carro único em todos os ovais

A organização da Nascar anunciou nesta quarta-feira que todas as três séries nacionais vão retornar ao sistema de classificação de carro único em todos os circuito ovais, com efeitos imediatos. A mudança encerra o sistema que valeu por cinco anos, o formato de Q1, Q2 e Q3, sempre com todos os carros de cada grupo (40 – 24 e 12) simultaneamente na pista.

O sistema, agora abortado, foi criado para a temporada de 2014, mas esse tipo de qualificação em grupo vai permanecer para os circuitos não-ovais.

A mudança já vale para a etapa de Dover, a ser disputada neste final de semana.

Nos ovais maiores que 1,25 milha (Darlington e maiores), os carros vão para as pistas um único carro de cada vez, e a definição do grid será pela volta única que cada piloto conseguir.

Já nos ovais menores (Gateway e menores) os carros definirão o grid na base da melhor de duas voltas lançadas, também com apenas um carro por vez na pista.

A mudança aconteceu porque as equipes ficavam segurando seus carros para quando pudesse levar vantagem pegando o vácuo de outros carros, principalmente no Q3. Esse jogo terminou causando um grande desconforto no Q3 da etapa de Fontana em março, quando nenhum dos doze pilotos no Q3 conseguiu dar nenhuma volta lançada, pois cada um ficou esperando o outro sair primeiro.

Aquele incidente, e o caos que voltou a acontecer duas semanas depois, no Texas, causou a ira do vice-presidente executivo da Nascar, Steve O´Donnell, que decidiu voltar ao antigo sistema de classificação com um carro por vez na pista.

A ordem da ida dos carros para a classificação será determinada pelo ordem do grid da corrida anterior. Os Top 20 na largada da prova anterior, irão para a pista na metade final da qualificação, enquanto os outros 20 pilotos – classificados após os Top 20 daquela etapa – irão para a classificação na primeira metade da nova qualificação.

1.638.152FJPB1.188

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/nascar-retorna-a-classificacao-em-carro-unico-em-todos-os-ovais/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.