SuperBike: Temporada 2019 termina com Rea pentacampeão

Jonathan Rea encerrou a temporada 2019 da SuperBike arrasando total, vencendo as três corridas da final em Losail, no Qatar. Ele reverteu, ao longo da parte média e final da temporada, os resultados completamente opostos aos das primeiras etapas do ano, quando seu oponente, Alvaro Bautista, fez exatamente isso, vencendo praticamente tudo. O inglês acabou se tornando campeão com duas etapas (seis corridas) de antecipação.

O espanhol, que chegou a abrir 41 pontos de vantagem, só nas quatro primeiras etapas – quando venceu todas as provas disputadas, acabou por não mais ficar à frente de Rea, passando a ter resultados quase pífios em algumas das corridas. Bautista terminou como o vice-campeão.

Em terceiro no campeonato treminou Alex Lowes, que teve 157 pontos à menos que Bautista, mas ficou 14 pontos à frente que seu mais direto competidor, Michael van der Mark, muito com a ajuda do afastamento de Van Der Mark da etapa de Misano, por causa de um forte acidente na etapa de Jerez.

Confira o Histórico dos Campeões, Vices e Terceiros colocados na história da SuperBike.

Destaques da Temporada 2019 da Super Bike —————

O campeonato de SuperBike de 2019 veio com uma grande novidade – a maior de toda a sua longa história -, agora todas as etapas serão triplas. Três corridas, sendo uma no sábado e as outras duas no domingo.

São duas corridas normais: a primeira e a terceira. Mas no domingo haverá entre elas a corrida da Super Pole, que tem pontuação menor.

Um fato inédito na temporada 2019 é de que nunca antes um piloto tinha vencido todas as onze primeira corridas de uma temporada, que foi o que ocorreu com a estreia de Alvaro Bautista na SuperBike.

Fato é que o atual campeão pr antecipação, Jonathan Rea, começou a reagir a partir da etapa de Imola, quando ele venceu as duas corridas que foram disputadas.

Outro fato também inédito é que nas nove primeiras corridas desta temporada o pódio teve sempre o mesmo vencedor (Bautista) e o mesmo segundo colocado (Rea) em todas as corridas, mantendo sempre as mesmas posições: Bautista em P1 e Rea em P2.

Alex Lowes está tendo sua melhor temporada na SuperBike. O inglês já disputou 154 corridas até aqui, mas só tem no currículo uma pole e uma vitória, além de 16 pódios e 3 voltas mais rápidas.

» Confira abaixo a programação das próximas etapas da SuperBike:

#12 San Juan (Argentina): 12-13/10
#13 Losail (Qatar): 25-26/10

Novo Formato do fim-de-semana na SuperBike

As corridas #1 e #3 serão disputadas sempre às 14h (hora local) no atual formato e pontuação. A prova #1 será disputada aos sábados enquanto a prova #3 será aos domingos.

Já a corrida #2, denominada de “Superpole Race”, será disputada às 11h dos domingos, em apenas dez voltas e com pontos reduzidos. O vencedor dessa prova receberá apenas 12 pontos (contra os normais 25 pontos), o segundo levará nove pontos, com o terceiro sete, depois com os demais Top 9 recebendo um ponto à menos, até o nono, que levará 1 ponto.

Aproveitando para justificar o novo nome, o grid da terceira prova será definido pelos nove pilotos que pontuarem na “Superpole Race”, com as posições de décimo em diante definidos pela Superpole tradicional, a ser disputada no sábado.

Mudam também os treinos livres, sendo dois desses TL realizados nas sextas-feiras, mas nenhum deles será levado em conta para a definição do grid. O grid da prova #1 será definido apenas pela Superpole tradicional.

» Veja abaixo a tabela do Campeonato de Pilotos:

» Confira abaixo todos os Top 5 de cada uma das etapas já disputadas:

FJPB667

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=9152

1 menção

  1. […] SuperBike: Campeonato de Pilotos […]

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com