SuperBike: Alvaro Bautista continua líder

Após a sexta etapa da SuperBike a liderança continua com Álvaro Bautista, piloto da Ducati, que já venceu treze vezes até aqui, e deixa o campeão de 2018, Jonathan Rea, piloto Kawasaki, 41 pontos atrás. Alex Lowes, piloto da Yamaha, que era o terceiro colocado só acumulou 2 pontos em Jerez de la Frontera e assim perdeu o terceiro lugar para seu companheiro Michael van de Mark, que levou de Jerez um total de 54 pontos à mais.

O campeonato de SuperBike de 2019 veio com uma grande novidade – a maior de toda a sua longa história -, agora todas as etapas serão triplas. Três corridas, sendo uma no sábado e as outras duas no domingo.

São duas corridas normais: a primeira e a terceira. Mas no domingo haverá entre elas a corrida da Super Pole, que tem pontuação menor.

Um fato inédito na temporada 2019 é de que nunca antes um piloto tinha vencido todas as onze primeira corridas de uma temporada, que foi o que ocorreu com a estreia de Alvaro Bautista na SuperBike. Fato é que o atual campeão, Jonathan Rea começou a reagir na penúltima etapa, a de Imola, quando ele venceu as duas corridas que foram disputadas. Mas Rea perdeu um pouco de fôlego na Espanha onde só subiu ao pódio na terceira corrida do fim de semana.

Outro fato também inédito é que nas nove primeiras corridas desta temporada o pódio teve sempre o mesmo vencedor (Bautista) e o mesmo segundo colocado (Rea) em todas as corridas, mantendo sempre as mesmas posições: Bautista em P1 e Rea em P2.

Basicamente apenas os dois subiram ao pódio em todas as corridas até aqui, o que não deixa muito espaço para o agora terceiro no campeonato, Michael van der Mark – que venceu a última corrida -, ter alguma esperança concreta de tentar disputar o título de 2019.

Alex Lowes está tendo sua melhor temporada na SuperBike. O inglês já disputou 148 corridas, mas só tem no currículo uma pole e uma vitória, além de 15 pódios e 3 voltas mais rápidas.

Novo Formato do fim-de-semana na SuperBike

As corridas #1 e #3 serão disputadas sempre às 14h (hora local) no atual formato e pontuação. A prova #1 será disputada aos sábados enquanto a prova #3 será aos domingos.

Já a corrida #2, denominada de “Superpole Race”, será disputada às 11h dos domingos, em apenas dez voltas e com pontos reduzidos. O vencedor dessa prova receberá apenas 12 pontos (contra os normais 25 pontos), o segundo levará nove pontos, com o terceiro sete, depois com os demais Top 9 recebendo um ponto à menos, até o nono, que levará 1 ponto.

Aproveitando para justificar o novo nome, o grid da terceira prova será definido pelos nove pilotos que pontuarem na “Superpole Race”, com as posições de décimo em diante definidos pela Superpole tradicional, a ser disputada no sábado.

Mudam também os treinos livres, sendo dois desses TL realizados nas sextas-feiras, mas nenhum deles será levado em conta para a definição do grid. O grid da prova #1 será definido apenas pela Superpole tradicional.

» Veja abaixo a tabela do Campeonato de Pilotos:

» Confira abaixo todos os Top 5 de cada uma das etapas já disputadas:

» Confira abaixo a programação das próximas etapas da SuperBike:

#7 Misano (Itália): 22-23/06
#8 Donington Park (Inglaterra): 06-07/07
#9 Austin (EUA): 13-14/07
#10 Algarve (Portugal): 07-08/08
#11 Magny-Cours (França): 28-29/09
#12 San Juan (Argentina): 12-13/10
#13 Losail (Qatar): 25-26/10

FJPB179

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=9152

1 menção

  1. […] SuperBike: Campeonato de Pilotos […]

Deixe uma resposta

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com