SuperBike: Rea vence na França e é pentacampeão

Jonathan Rea continuou ampliando sua vantagem no Campeonato de Pilotos da SuperBike 2019, fase que se iniciou na etapa de Misano em junho e, neste fim de semana na França, com as corridas no circuito de Magny-Cours e o fraco resultado de seu único oponente real, Alvaro Bautista, o inglês se tornou campeão com duas etapas (seis corridas) de antecipação.

Na verdade ele se tornou pentacampeão da SuperBike, feito que nem o grande e saudoso compatriota, Carl Fogarty, tinha conseguido. Fogarty foi campeão nos anos de 1994, 1995, 1998 e 1999. Já Rea foi campeão consecutivamente desde 2015 – algo que nunca tinha acontecido antes na história da categoria.

Álvaro Bautista na verdade teve um desempenho arrasador no início desta temporada, vencendo dez das dezesseis provas disputadas nas seis primeiras etapas, mas só tinha subido uma única vez ao pódio nas duas últimas etapas. Em Portugal Bautista conseguiu resultados melhores, tendo subido duas vezes ao pódio, com uma vitória, mas decaiu novamente agora, e não subiu ao pódio nas três corridas do fim de semana.

Ao final da etapa na França sua diferença para o líder ficou maior que o total de pontos que ainda estarão em disputa. No momento a diferença entre os dois já chega aos 129 pontos, mais que o dobro de todos os pontos em disputa em cada rodada tripla da SuperBike.

Mas sua vantagem para os demais concorrentes, o espanhol não tem – também – como ser superado, e portanto também já tem garantido o vice-campeonato de 2019. Sua vantagem para o terceiro colocado, é de 136 pontos – maior até que a vantagem de Rea sobre ele.

Em terceiro no campeonato continua Alex Lowes, que teve o mesmo número de pontos que seu mais direto competidor, Michael van der Mark, com os dois somando 29 pontos na etapa anterior e 30 pontos na França. A diferença entre eles no campeonato é de 5 pontos.

Destaques da Temporada 2019 da Super Bike —————

O campeonato de SuperBike de 2019 veio com uma grande novidade – a maior de toda a sua longa história -, agora todas as etapas serão triplas. Três corridas, sendo uma no sábado e as outras duas no domingo.

São duas corridas normais: a primeira e a terceira. Mas no domingo haverá entre elas a corrida da Super Pole, que tem pontuação menor.

Um fato inédito na temporada 2019 é de que nunca antes um piloto tinha vencido todas as onze primeira corridas de uma temporada, que foi o que ocorreu com a estreia de Alvaro Bautista na SuperBike.

Fato é que o atual campeão pr antecipação, Jonathan Rea, começou a reagir a partir da etapa de Imola, quando ele venceu as duas corridas que foram disputadas.

Outro fato também inédito é que nas nove primeiras corridas desta temporada o pódio teve sempre o mesmo vencedor (Bautista) e o mesmo segundo colocado (Rea) em todas as corridas, mantendo sempre as mesmas posições: Bautista em P1 e Rea em P2.

Alex Lowes está tendo sua melhor temporada na SuperBike. O inglês já disputou 154 corridas até aqui, mas só tem no currículo uma pole e uma vitória, além de 16 pódios e 3 voltas mais rápidas.

» Confira abaixo a programação das próximas etapas da SuperBike:

#12 San Juan (Argentina): 12-13/10
#13 Losail (Qatar): 25-26/10

Novo Formato do fim-de-semana na SuperBike

As corridas #1 e #3 serão disputadas sempre às 14h (hora local) no atual formato e pontuação. A prova #1 será disputada aos sábados enquanto a prova #3 será aos domingos.

Já a corrida #2, denominada de “Superpole Race”, será disputada às 11h dos domingos, em apenas dez voltas e com pontos reduzidos. O vencedor dessa prova receberá apenas 12 pontos (contra os normais 25 pontos), o segundo levará nove pontos, com o terceiro sete, depois com os demais Top 9 recebendo um ponto à menos, até o nono, que levará 1 ponto.

Aproveitando para justificar o novo nome, o grid da terceira prova será definido pelos nove pilotos que pontuarem na “Superpole Race”, com as posições de décimo em diante definidos pela Superpole tradicional, a ser disputada no sábado.

Mudam também os treinos livres, sendo dois desses TL realizados nas sextas-feiras, mas nenhum deles será levado em conta para a definição do grid. O grid da prova #1 será definido apenas pela Superpole tradicional.

» Veja abaixo a tabela do Campeonato de Pilotos:

» Confira abaixo todos os Top 5 de cada uma das etapas já disputadas:

FJPB637

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=9152

1 menção

  1. […] SuperBike: Campeonato de Pilotos […]

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com