Max Verstappen vence emocionante GP da Áustria

Num GP dos mais emocionantes dos últimos tempos, Max Verstappen venceu pela primeira vez na temporada 2019 da Fórmula 1. Foi também a primeira da Red Bull no ano, e a quebra de um jejum de 13 anos – mais exatamente 12 anos, 10 meses e 24 dias – para os motores Honda – que não venciam desde o GP da Hungria de 2006.

Mas a vitória foi contestada pelo monegasco Charles Leclerc, que foi ultrapassado por Verstappen, à quatro voltas do final, numa manobra arrojada, onde teve um toque, de leve, entre os dois carros. Os comissários abriram investigação (*) e o resultado oficial ainda não foi anunciado.

O pódio austríaco foi completado por Valtteri Bottas da Mercedes, que cruzou a linha de chegada à quase 19 segundos de desvantagem. Sebastian Vettel chegou em quinto lugar, seguido pelo inglês Lewis Hamilton, que teve problemas com as aletas de sua asa dianteira, e por isso perdeu quase 7 segundos à mais em sua única parada nos boxes, para troca dos pneus. Sem essa situação, Hamilton teria chegado em quarto lugar.

Lando Norris novamente pontuou com a McLaren, concluído a corrida na sexta colocação, duas posições à frente do companheiro Carlos Sainz Jr, em oitavo. Entre as duas McLarens apareceu a outra Red Bull, a guiada por Pierre Gasly.

A surpresa foi a dupla pontuação da Alfa Romeo, que teve Kimi Raikkonen terminando em nono e Antonio Giovinazzi em décimo, no que foi sua primeira vez com os dois carros no Top 10.

Verstappen foi também o responsável pela volta mais rápida da prova, completada em 1min07,475s à uma velocidade de 230,805 km/h. Embora a volta do pole, Leclerc em 1min03,003s (247,188 km/h), tenha batido o recorde da pista, a volta mais rápida da prova não bateu o recorde de 1min06,957s de 2018.

Confirmada a vitória de Verstappen (leia abaixo), a situação no Campeonato de Pilotos fica com a liderança ainda de Hamilton, que ficou 31 pontos à frente de Bottas, com Verstappen ultrapassando a Vettel pela terceira posição, agora tendo 40 pontos à menos que Bottas, e com 3 de vantagem sobre Vettel. Leclerc vem em quinto, 18 pontos atrás do companheiro de Ferrari.

Atualização:
Após mais de 4 horas de julgamento, os comissários esportivos do GP da Áustria resolveram que não houve nada de irregular na ultrapassagem, arrojada e com toque, de Verstappen sobre Leclerc nas últimas voltas da corrida, e assim mantiveram como oficial o resultado da pista.

Veja o Resultado Completo do GP da Áustria
Veja o Histórico Completo deste Circuito
Veja um Resumo de como ficou a Temporada da F-1
Veja como ficou o Campeonato de Construtores
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Veja os Resultados dos Pilotos nesta Temporada
Veja como ficou a Batalha entre Companheiros de Equipe

FJPB154

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=9574

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com