Red Bull continua triturando seus pilotos novatos

A Red Bull mostrou, mais uma vez, que seu programa de jovens pilotos é implacável: o novato tem que mostrar serviço, senão pode ser trocado no meio de uma temporada, mesmo que seja na Fórmula 1.

Depois de ter trocado Daniil Kvyat, que estava correndo pela Red Bull, pelo novato Max Verstappen, que à época – maio de 2016, no GP da Espanha – corria pela Toro Rosso, agora voltou à carga, nas férias de verão da Fórmula 1.

Agora tirou Pierre Gasly, que era até agora companheiro de Verstappen na Red Bull, e em seu lugar colocará Alexander Albon, que veio da Fórmula 2 para a Toro Rosso nesta temporada.

O assessor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, fez uma avaliação tipicamente brutal das performances de Pierre Gasly em 2019 ao explicar a decisão de substituí-lo por Alexander Albon, que vai guiar na equipe sênior da Red Bull pelas nove corridas restantes da temporada 2019 no meio de sua campanha de estreia na Fórmula 1.

A Red Bull avaliará suas opções antes de 2020, com Daniil Kvyat também no mix como potencial parceiro Max Verstappen no próximo ano, apesar de ter sido negligenciado nesta ocasião. Parece improvável que Gasly seja o piloto ao lado do holandês já que foi superado em mais de 100 pontos por Verstappen nas 12 corridas já disputadas nesta temporada.

“Gasly tem problemas no trânsito, ele perde posições e não consegue ultrapassar”, disse Marko. “Então tivemos que reagir e dar uma chance a Albon até o final da temporada. Gasly retoma o seu lugar na Toro Rosso e depois veremos quem vai pilotar no ano que vem ao lado de Max.”

O francês está 118 pontos atrás de Verstappen e apenas cinco pontos à frente de Carlos Sainz Jr, da McLaren. Gasly terminou atrás de pelo menos um dos pilotos da McLaren em três das últimas cinco corridas, enquanto Verstappen venceu duas vezes nesse período.

Por outro lado a escolha de um dos pilotos da Toro Rosso deveria ter recaido sobre Kvyat, que tem quase o dobro dos pontos que Albon alcançou até aqui. Isso demonstra que o nome de Kvyat nem foi cogitado para subir de novo para a equipe principal.

Posição de Kvyat e Albon na temporada 2019 da F-1 após a 12ª etapa

A jornada de Albon para a equipe sênior da Red Bull foi meteórica. Ele foi retirado do programa júnior da equipe em 2012 e só foi trazido de volta no início deste ano no último instante, quando já tinha assinado um contrato de longo prazo com a Nissan para correr na Fórmula E, por interferência direta de Marko.

1.601.888FJPB1.112

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/red-bull-continua-triturando-seus-pilotos-novatos/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.