Retornar para Campeões

Campeões do Rali Dakar

Abaixo você tem duas tabelas contendo os nomes e marcas dos veículos utilizados por cada um dos campeões do Rali Dakar, desde a primeira edição, em 1979, quando sua rota era Paris-Dakar, nome que foi utilizado por décadas, mesmo quando não mais se iniciava em Paris.

Desde 1979 até os dias de hoje, de forma ininterrupta, exceto pela ameaça terrorista feita dias antes da edição de 2008, que cancelou o rali e fez com que nunca mais o Rali Dakar fosse disputado na África, foram muitos os premiados nessas provas.

O maior vencedor de todos os tempos foi o francês Stephane Peterhansel, que foi campeão treze vezesseis nas Motos e sete nos Carros (a última em 2017). Mas o maior campeão, numa única divisão foi o russo Vladimir Chagin, que por sete vezes venceu entre os Trucks, número agora igualado também por Peterhansel nos Carros.

Nesta tabela colocamos ao lado o percurso de cada uma das edições do maior rali Cross-Country do Mundo. A primeira tabela traz os campeões entre as Motos e os Quadriciclos, enquanto a segunda traz os campeões entre os Carros os Caminhões (Trucks) e os UTVs.

Uma novidade é a tabela 3, onde destacamos os maiores campeões da história do Rali Dakar, mostrando todos que venceram o grande desafio por pelo menos duas vezes – aqui não importando se foram vitórias numa mesma categoria.

 

Tabela 1: Campeões das Motos e dos Quadriciclos

 


 

Tabela 2: Campeões dos Carros e dos Trucks (Caminhões)

 

 

Tabela 3: Maiores Campeões da História do Dakar


 

– FJPB –

Material atualizado em 15 de janeiro de 2017

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?page_id=1590

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.