Voltar para Campeões

Campeões do Rali Dakar

Abaixo você tem quatro tabelas, as duas primeiras contendo os nomes e marcas dos veículos utilizados por cada um dos campeões – em cada classe do Rali Dakar -, desde a primeira edição, em 1979, quando sua rota era Paris-Dakar, nome que foi utilizado por décadas, mesmo quando não mais se iniciava em Paris.

A terceira mostra os maiores campeões da história do Dakar. Finalmente a última mostra os pilotos que mais venceram especiais – em Carros e Motos – com o total de títulos que o mesmo conseguiu no Dakar.

Desde 1979 até os dias de hoje, de forma ininterrupta, exceto pela ameaça terrorista feita dias antes da edição de 2008, que cancelou o rali e fez com que nunca mais o Rali Dakar fosse disputado na África, foram muitos os premiados nessas provas.

O maior vencedor de todos os tempos foi o francês Stephane Peterhansel, que foi campeão treze vezesseis nas Motos e sete nos Carros (a última em 2017). Mas o maior campeão, numa única divisão foi o russo Vladimir Chagin, que por sete vezes venceu entre os Trucks, número igualado em 2017 também por Peterhansel nos Carros.

Nesta tabela colocamos ao lado o percurso de cada uma das edições do maior rali Cross-Country do Mundo. A primeira tabela traz os campeões entre as Motos e os Quadriciclos, enquanto a segunda traz os campeões entre os Carros os Caminhões (Trucks) e os UTVs, que a partir da 40ª edição, disputada em janeiro de 2018, passam a se chamar SxS (de Side by Side).

Já na tabela 3, destacamos os maiores campeões da história do Rali Dakar, mostrando todos que venceram o grande desafio por pelo menos duas vezes – aqui não importando se as vitórias foram numa mesma categoria.

Tabela 1: Campeões das Motos e dos Quadriciclos

Tabela 2: Campeões dos Carros, Trucks e UTVs

Tabela 3: Maiores Campeões da História do Dakar

Tabela 4: Maiores Vencedores de Especiais em Carros e Motos

Material atualizado em 15 de janeiro de 2020

FJPB490

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?page_id=1590

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com