Voltar para Fórmula 1

Pilotos a Completar mais GPs por Equipe

Na Fórmula 1 atual, das dez equipes que estão no grid, quatro delas têm, ou tiveram, dois pilotos que já competiram por mais de cem GPs, e performando de forma diferente dos companheiros.

O objetivo aqui é mostrar quem são esses “quase dinossauros” e medir o que conseguiram, não só frente à seus oponentes internos, mas também aos externos. Criamos um indicador válido para todos, facilitando assim uma interessante comparação dos feitos entre todos, de forma a ter uma visão isenta do tamanho de seus feitos.

Interessante notar que em apenas uma equipe há um empate, e é na Red Bull onde Verstappen tem os mesmos 129 GPs já disputados por Mark Webber pela equipe, embora bastando apenas largar no GP da França de 2022, já vai dar vantagem para o piloto holandês.

Confira na tabela abaixo esses pilotos e seu indicador geral (no fim do artigo mostramos que índice montamos e como ele pode medir de forma ponderado que eles alcançaram). Lembrando que muitos dos que estão na tabela abaixo ainda estão em atividade, portanto seus indicadores serão constantemente atualizados, com o passar das temporadas.

Estaremos atualizando esta tabela frequentemente, portanto volte aqui quando desejar, para ver os números mais atualizados.

Comentários

  • Hamilton vence todos por qualquer faceta, incluindo nosso índice ISS no qual o britânico quase alcança o valor de 100
  • Vettel aparece muito bem nos números da Red Bull, embora seja o 3º se apenas olharmos para o número de GPs
  • Schumacher nem deveria estar nessa tabela (pois só tem 55 GPs pela Ferrari), mas seu total de Voltas na Liderança é maior que a de seus companheiros, e ainda tem o melhor ISS da equipe
Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!

Como calculamos o ISS

De uma forma bem simples, mas consistente com o que queremos usar como régua para medir comparativamente os pilotos, usamos a fórmula abaixo:

ISS = (Pontos com peso 3 + Voltas na Liderança com peso 2) / número de GPs – e ao final arredondamos os resultados para a primeira casa decimal.

985.834FJPB1.113

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?page_id=25924

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com