
Quando um piloto larga da pole, faz a melhor volta da prova e termina vencendo-a isso é conhecido como Hat Trick. Mas quando também lidera todas as voltas ele faz o chamado Grand Chelem – o domínio total.
O Grand Chelem mostra sem sombra de dúvida um completo domínio de um piloto sobre todos os demais do grid de uma prova – em resumo, um grande e total massacre.
O assim denominado Grand Chelem – em alguns lugares também é chamado de Grand Slam.
Na Fórmula 1 menos de vinte e cinco pilotos conseguiram pelo menos um Grand Chelem. Jim Clark registrou oito deles em sua carreira na categoria. O segundo colocado é o inglês Lewis Hamilton, que registrou seu sexto Grand Chelem em 2019.
Também tem brasileiros com Grand Chelem em sua biografia: Ayrton Senna acumulou quatro deles, enquanto Nelson Piquet obteve outros três. Porém após estes dois nenhum outro nacional conseguiu chegar à esse patamar de excelência e domínio.
Na tabela abaixo você pode conhecer todos os pilotos que já conseguiram atingir um Grand Chelem, em sua carreira na Fórmula 1, além de descobrir em quais GPs esse domínio completo e arrasador ocorreu. Ela já está atualizada para o Grand Chelem obtido pelo inglês Lewis Hamilton, seu sexto, no GP de Abu Dhabi de 2019.
Obs.: fica registrado que na temporada de 2020, ninguém alcançou tal feito

Atenção: tanto os dados do texto, quanto das tabelas, estão atualizados até o GP de Abu Dhabi de 2020 – realizado em 13 de dezembro.
Consulte também os Hat Tricks da Fórmula 1…
2 menções
[…] Tricks: 23 Grand Chelems: 5 (só Jim Clark tem mais, 8 – empata com Alberto […]
[…] Veja todos os Grand Chelems da Fórmula 1 […]