Voltar para [Resultados]

Grand Chelems na F-1

Quando um piloto larga da pole, faz a melhor volta da prova e termina vencendo-a isso é conhecido como Hat Trick. Mas quando também lidera todas as voltas ele faz o chamado Grand Chelem – o domínio total.

O Grand Chelem mostra sem sombra de dúvida um completo domínio de um piloto sobre todos os demais do grid de uma prova – em resumo, um grande e total massacre.

O assim denominado Grand Chelem – em alguns lugares também é chamado de Grand Slam.

Na Fórmula 1 menos de vinte e cinco pilotos conseguiram pelo menos um Grand Chelem. Jim Clark registrou oito deles em sua carreira na categoria. O segundo colocado é o inglês Lewis Hamilton, que registrou seu sexto Grand Chelem em 2019.

Também tem brasileiros com Grand Chelem em sua biografia: Ayrton Senna acumulou quatro deles, enquanto Nelson Piquet obteve outros três.

Na tabela abaixo você pode conhecer todos os pilotos que já conseguiram atingir um Grand Chelem, em sua carreira na Fórmula 1, além de descobrir em quais GPs esse domínio completo e arrasador ocorreu. Ela já está atualizada para o Grand Chelem obtido pelo inglês Lewis Hamilton, seu sexto, no GP de Abu Dhabi de 2019.

Obs.: fica registrado que na temporada de 2020, ninguém alcançou tal feito

Atenção: tanto os dados do texto, quanto das tabelas, estão atualizados até o GP de Abu Dhabi de 2020 – realizado em 13 de dezembro.

Consulte também os Hat Tricks da Fórmula 1

305.930FJPB772

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?page_id=3104

2 menções

  1. […] Tricks: 23 Grand Chelems: 5 (só Jim Clark tem mais, 8 – empata com Alberto […]

  2. […] Veja todos os Grand Chelems da Fórmula 1 […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com