Voltar para A Temporada

Nascar: Como são os Qualifying

A NASCAR decidiu mudar praticamente tudo para a temporada 2014 da sua categoria máxima, a Sprint Cup. Mudou o sistema de décadas de como os carros e pilotos se classificam para as provas e mudou também a definição dos PlayOffs.

Abaixo você terá um apanhado geral das novidades da formatação dos Qualifyng, válidas já para a temporada 2014 da categoria. Lembrando que o método novo de classificação vale também para a Nationwide Series e a Truck Series.

» A Nova Classificação:

A partir de agora e para todas as etapas, exceto a Daytona 500 e a Eldora (apenas na Truck Series) as classificações ocorrerão de um dos seguintes modos.

O formato tem leve variação, dependendo do tamanho da pista. Para aquelas com extensão igual ou superior à 1,25 milhas (2,011 km) os carros serão divididos em 3 sessões de qualifying. No Q1 todos os carros vão para a pista simultaneamente e terão 25 minutos para tentar suas melhores voltas. Os 24 mais rápidos vão para o Q2, que durará 10 minutos. Os 12 mais rápidos vão para o Q3 onde se completará a definição do grid, com duração de 5 minutos.

Uma particularidade que se manterá presente na nova classificação: a regra dos 35 carros mais bem classificados no campeonato de donos de carros se mantém, além de uma vaga garantida para o melhor ex-campeão da categoria. Ou seja, no Q1, o posicionamento final de pista pode não ser a posição de largada entre os últimos colocados.

para as pistas curtas (com extensão inferior à 1,25 milhas – isto é: Bristol, Dover, Iowa, Martinsville, New Hampshire, Phoenix e Richmond) haverá apenas duas sessões de qualifying. No Q1 sempre todos os carros participam, mas a sessão terá a duração de 30 minutos. Para o Q2 vão apenas os 12 carros mais rápidos que disputarão as melhores posições do grid durante 10 minutos.

Para os superspeedways (no momento apenas Daytona e Talladega) foram feitas alterações para 2015, e agora são feitas em duas sessões mas com cada carro indo separadamente para a pista – na verdade vão dois, mas intercalados, portanto dividindo espaços diferentes na pista, para evitar que um interfira no traçado do outro. No Q1 todos os carros participam, enquanto no Q2 apenas vão os 12 carros mais rápidos que disputarão as melhores posições do grid.

Acidentes ou problemas na pista causarão a bandeira vermelha, que interromperá a contagem do tempo, que recomeçará quando for dada bandeira verde novamente. Mas se a interrupção for por chuva as posições de largadas serão definidas pela última volta de classificação do carro, o que também define o desempate em caso de tempos iguais durante as sessões.

para os circuitos mistos, como Sonoma e Watkins Glen (a Xfinity Series usa também um terceiro circuito misto, o de Mid-Ohio), foram feitas alterações para 2015, e agora são feitas em duas sessões. No Q1 vão todos os carros para a pista – numa sessão que dura 25 minutos – e passam para o Q2 os 12 carros mais rápidos que disputarão as melhores posições do grid durante 10 minutos.

» Veja um resumo da nova classificação da Nascar:

1. Pistas Curtas
Q1 de 30 minutos com todos os carros na pista
Q2 de 15 minutos com apenas os 12 mais rápidos da Q1

2. Pistas Médias e Longas
Q1 de 25 minutos com todos os carros na pista
Q2 de 10 minutos com os 24 mais rápidos da Q1
Q3 de 5 minutos com os 12 mais rápidos da Q2

3. Super Speedways
Q1 com todos os carros na pista, dois a dois (intercalados ao longo da pista)
Q2 com os 12 mais rápidos da Q1, dois a dois (intercalados ao longo da pista)

4. Circuitos Mistos
Q1 de 25 minutos com todos os carros na pista
Q2 de 10 minutos com os 24 mais rápidos da Q1

1.040.035FJPB1.1.309

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?page_id=4012

5 menções

  1. […] Nascar: Qualifying e Chase […]

  2. […] Nascar: Qualifying e Chase […]

  3. […] Nascar: Qualifying e Chase […]

  4. […] Nascar: Qualifying e Chase […]

  5. […] Nascar: Qualifying e Chase […]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com