F1: Confirmado que Red Bull superou o orçamento

Depois de muitos rumores, a FIA confirmou que duas equipes não respeitaram o limite orçamentário, estabelecido por ela para a temporada anterior. São a Red Bull e a Aston Martin.

No caso da Aston Martin o que houve foi uma pequena violação das regras, isto é superou o orçamento por menos de US$ 5 milhões, enquanto no caso da Red Bull o excesso foi maior do que a da Aston Martin, porém ainda inferior aos US$ 5 milhões.

Aqui essa decisão da FIA de considerar a violação da regra pela Red Bull como “coisa menor” não agradou a nenhuma outra equipe da categoria. Ferrari e Mercedes foram as que mais reclamaram desse modo de ver as coisas pela FIA.

Uma terceira equipe teve problemas, no caso a Williams, mas no caso desta o problema foi a entrega da documentação fora do prazo, e a equipe já pagou a multa correspondente.

Agora o que todos esperam é que tudo não vire pizza, e que as equipes recebam as sanções adequadas, e que a Red Bull tenha uma punição muito mais severa.

No comunicado da FIA está escrito que “… a Administração de Limite de Custos da FIA está determinando agora as ações apropiadas que se tomarão conforme as opções definidas no Regulamento Financeiro com respeito a Aston Martin e Red Bull.”

Aguardemos um pouco mais, pelo capítulo 3 : “FIA: Pizza Não!”

Aqui você sempre encontra Dicas e Soluções importantes para suas viagens. E o melhor, com muitas Ferramentas e Dicas para você economizar muito nas suas viagens.

Capítulo 1: FIA atrasa divulgação das certidões dos orçamentos

A FIA, ao final da data final, por ela mesmo estabelecida, divulgou que vai transferir para a próxima segunda-feira, seus certificados para todas as equipes da Fórmula 1.

Ao final desta quarta-feira (pelo horário da Europa) a FIA disse que a “complexidade” do assunto – limite para os gastos orçamentários das equipes – a obrigou a adiar até o dia 10 a emissão desses certificados de compliance.

Durante a semana passada várias equipes – entre elas Ferrari e Mercedes – comentaram que pelo menos duas equipes teriam violado o limite de $145 milhões (de dólares), e que seriam a Aston Martin e a Red Bull as únicas que teriam ultrapassado esse limite.

Segundo essa regra, estabelecida pela FIA para valer a partir desta temporada, as seguintes situações poderiam ocorrer:

  1. Qualquer equipe que excedesse o orçamento em até 5% (cerca de $ 7 milhões) seria considerada como tendo feito uma “quebra menor”. Nessa situação essa equipe teria sanções que poderiam variar desde uma simples reprimenda até a perda de pontos no campeonato;
  2. Qualquer equipe que excedesse o orçamento em mais de 5% (cerca de $ 7 milhões) seria considerada como tendo feito uma “quebra material”. Nessa situação essa equipe teria sanções que poderiam variar desde uma limitação em testes, redução de orçamento ainda maior, perda de pontos no campeonato e até a exclusão do campeonato;

O que muitas equipes estão com receio é que tudo isso vire pizza, e que elas tenham perdido muito rendimento em seus carros, por terem seguido a lei. O que se seguiria se tal opção for tomada é uma corrida a tudo que cada uma poderia alcançar, injetando todo o capital que estiver disponível para cada uma.

Neste caso adeus à ideia de ter equipes em condições idênticas de desenvolvimento, e as maiores se virarão e em pouco tempo recuperariam o que perderam por cumprir a lei.

Aguardemos 10 de outubro – “FIA: Pizza Não!”

Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística
1.638.737FJPB1.579

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/f1-fia-atrasa-divulgacao-das-certidoes-dos-orcamentos/