F2 em Sochi: Luca Ghiotto vence a prova #2

Luca Ghiotto, piloto canadense da UNI-Virtuose, venceu a “sprint race” deste domingo, atrasada e encurtada por causa de grave acidente na primeira volta. Foi a terceira vitória de Ghiotto na temporada 2019 da Fórmula 2.

Nyck de Vries, já campeão da temporada, chegou em segundo lugar e subiu ao pódio russo junto com Callum Ilott, inglês da equipe Sauber Jr.

O vice-líder do campeonato, o canadense Nicholas Latifi da DAMS, chegou na quarta colocação, à frente de Guanyu Zhou da Uni-Virtuose e do brasileiro Sergio Sette Camara, seu companheiro de equipe.

A prova teve um forte acidente logo na primeira volta, por irresponsabilidade do russo Nikita Mazepin, que saiu da pista e na volta à pista – por fora do traçado exigido pelo Diretor de Provas – acabou batendo no carro de Aitken e jogou o japonês Nobuharu Matsushita contra o guard rail. Mazepin e Matsushita chegaram a ser levados ao hospital, onde nada de mais grave foi constatado, mas o japonês permanecerá sob observação até a segunda-feira. A prova ficou sob bandeira vermelha por quase 1 hora, e teve que ser encurtada para apenas 15 voltas.

Pelo erro Mazepin foi severamente punido e perderá 15 posições no grid da primeira prova de Abu Dhabi, que encerrará a temporada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.*

O brasileiro Sergio Sette Camara pontuou nas duas corridas, terminando a prova #1 na sexta colocação, e a prova #2 na quinta colocação. Assim ele subiu outra posição no Campeonato de Pilotos, e agora está em quarto lugar, superando Aitken por seis pontos.

Veja os Resultados Completos das provas desta Etapa
Confira o panorama geral da Temporada 2019 da Fórmula 2
Veja como ficou o Campeonato de Equipes
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Veja como ficaram as Estatísticas da Temporada

» Veja abaixo os melhores classificados na prova #2:

#PilotoEquipeTempoPtos
Luca GhiottoUni-Virtuosi15 voltas15
Nyck de VriesART+0,712s12
Callum IlottSauber Jr+1,672s10
Nicholas LatifiDAMS+3,383s10
Guanyu ZhouUni-Virtuosi+3,820s6
Sergio Sette CamaraDAMS+7,336s4
Sean GelaelPrema+10,343s2
Giuliano AlesiTrident+13,108s1
Jordan KingMP Motorsport+14,851s0
10ºArtem MarkelovArden+16,769s0

— Prova #1: De Vries vence e é campeão —

Nyck de Vries era carta marcada para ser o novo campeão da Fórmula 2, e nem quis esperar pela última etapa em Abu Dhabi, nem pela prova de domingo. O holandês da ART largou da pole e venceu com categoria a chamada “feature race” deste sábado e se tornou o novo campeão e com três corridas de antecipação.

Seu único oponente real, embora com chances bem pequenas de chegar ao título, o canadense Nicholas Latifi, piloto da DAMS, finalizou a prova em segundo lugar e ficou 70 pontos atrás, e não tem mais chances, nem matemáticas, de ameaçar o título de De Vries.

O pódio russo foi completado por Louis Deletraz da Carlin, que ultrapassou a Luca Ghiotto da UNI-Virtuosi na penúltima volta. da corrida.

O brasileiro Sergio Sette Camara, que teve uma péssima largada, caindo para 13º ao final da primeira volta, foi se recuperando lentamente, terminando a corrida na quinta colocação. No campeonato o brasileiro ultrapassou Jack Aitken, e vai para a prova de domingo na quarta colocação, oito pontos atrás de Ghiotto e dois à frente de Aitken.

A melhor volta da corrida, que por três vezes esteve nas mãos de Sette Camara, acabou ficando com Ghiotto, completada em 1min51,104s à 189,487 km/h.

Veja o Resultado Completo da prova #1 desta Etapa
Confira o panorama geral da Temporada 2019 da Fórmula 2
Veja como ficou o Campeonato de Equipes
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Veja como ficaram as Estatísticas da Temporada

» Veja os melhores classificados na prova #1:

#PilotoEquipeTempoPtos
Nyck de VriesART28 voltas25
Nicholas LatifiDAMS+4,9s18
Louis DeletrazCarlin+5,9s15
Luca GhiottoUni-Virtuosi+7,6s14
Sergio Sette CamaraDAMS+11,3s10
Nobuharu MatsushitaCarlin+20,3s8
Jack AitkenCampos Racing+27,4s6
Nikita MazepinART+28,5s4
Callum IlottSauber Jr+32,3s2
10ºGuanyu ZhouUni-Virtuosi+33,7s1

— Como foi a Classificação —–

O holandês Nyck de Vries começou a penúltima etapa da temporada 2019 da Fórmula 2 com o pé direito, conquistando a pole para a etapa da Rússia. Com isso já começou colocando mais 4 pontos de vantagem sobre o vice-líder Nicholas Latifi. A diferença entre os dois subiu para quase inalcançáveis 63 pontos.

Com isso Latifi que já precisava vencer todas as quatro corridas até o fim do campeonato, conquistando também os pontos de bonificação e de voltas mais rápidas, vai precisar torcer ainda mais contra De Vries. Agora, conforme nossa previsão, precisa torcer para De Vries não seja melhor que sexto nas provas #1 e nem melhor que quinto nas provas #2 – além de não acumular mais nenhum ponto de bonificação.

Da segunda fila do grid da “feature race” – a prova de sábado – vão largar Callum Ilott e Luca Ghiotto, enquanto da terceira fila largarão Guanyu Zhou e o brasileiro Sergio Sette Camara.

Já para a luta pelo vice-campeonato, Latifi tem 11 pontos de vantagem sobre Ghiotto, 13 sobre Jack Aitken – que entretanto só vai largar da 12ª posição do grid – e 15 pontos sobre Sette Camara. Praticamente é certo que Latifi não tem chances estatísticas para chegar ao campeonato, mas para levar o vice-campeonato, ele começa numa posição mais confortável.

Confira o panorama geral da Temporada 2019 da Fórmula 2
Veja como ficou o Campeonato de Equipes
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Veja como ficaram as Estatísticas da Temporada

» Veja abaixo os melhores no grid da prova #1:

#PilotoEquipeTempo
1Nyck de VriesART Grand Prix107.440s
2Nicholas LatifiDAMS0.260s
3Callum IlottSauber Junior Team0.297s
4Luca GhiottoUNI-Virtuosi0.327s
5Guanyu ZhouUNI-Virtuosi0.403s
6Sergio Sette CamaraDAMS0.591s
7Louis DeletrazCarlin0.748s
8Nikita MazepinART Grand Prix0.786s
9Jordan KingMP Motorsport0.880s
10Nobuharu MatsushitaCarlin0.956s
FJPB664

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=10558

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com