Voltar para Pistas da Nascar

Pistas da Nascar: Talladega

Conheça mais sobre o superoval de Talladega

O superoval de Talladega, que tem o nome oficial de Talladega Superspeedway, está localizado na cidade de Talladega, no estado norte-americano do Alabama, tendo sido construído pelo fundador da Nascar, Bill France.

Com superfície de asfalto suas curvas tem banking de 16 e 33º, e até suas retas são inclinadas (em 2º). A pista, com extensão de 2,66 milhas – ou seja, exatos 4,28 km – é conhecida por sempre ter pelo menos 2 big-ones a cada corrida por lá disputada.

Seus maiores vencedores são Dale Earnhardt Jr e Brad Keselowski, com cada um deles já tendo vencido por lá seis vezes cada um. Com cinco vitórias aparece Jeff Gordon, cuja última vitória foi no ano de 2007.

Dentre os demais pilotos em atividade na Nascar Cup, destaques para as três vitórias que Joey Logano conquistou, e as duas de Ryan Blaney e Denny Hamlin.

Na temporada de 2023 Kyle Busch venceu, alcançando sua segunda vitória neste oval, após um hiato de 10 anos, enquanto o segundo vencedor foi Ryan Blaney, que alcançou sua terceira vitória neste superoval.

Já na temporada 2024 a primeira das provas foi vencida por Tyler Reddick, piloto que nunca tinha vencido nesse super-oval.

Clique para conhecer as Pistas da Nascar

Confira os Campeonatos de Pilotos e Equipes; as Temporadas; as Estatísticas dos Pilotos e os PlayOffs

A tabela ao lado está atualizada até o GP indicado no rodapé da mesma.

Ela mostra todos os pilotos que venceram no século XXI.

Entretanto alguns dos resultados apresentados podem incluir, resultados obtidos por pilotos que também estiveram ativos no século XX.

Esse é o caso de pilotos como Jeff Gordon e também Mark Martin.

1.687.109FJPB1.1.084

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/diversos/pistas-da-nascar/pistas-da-nascar-talladega/