Em 2011 o Brasil foi representado no exterior por mais de seis dezenas de bons pilotos. Trinta e nove deles disputaram categorias de fórmula, enquanto vinte e três disputaram categorias de turismo.
Entretanto este foi um dos anos mais fracos de vitórias e, principalmente, de campeonatos vencidos por brasileiros no exterior. Isso na verdade comprova a tese de que o fraco desempenho dos nacionais lá fora, com a ajuda inestimável da falta de patrocínio para quem quer disputar esportes motorizados, é um circulo vicioso, que nos leva ao fracasso total na Fórmual 1.
Tanto que apenas três campeões surgiram na temporada 2011. Dois nos carros turismo, com o recém-saído das fraldas, Pietro Fittipaldi, na Late Models Limited (uma sub-sub-divisão da Nascar) e com Patrick Gonçalves, no Mini Challenge Argentina. E um único nos carros de fórmula, com Luis Felipe Nasr, na Fórmula 3 Inglesa.
Mesmo descendo para quem possa ter vencido, nem que fosse uma única vez, numa das provas disputadas no exterior, a safra é muito fraca. Além dos campeões citados, apena mais 12 pilotos tiveram o gostinho de receber a bandeira quadriculada na primeira posição.
Nas tabelas abaixo você encontra a relação completa, indicando a categoria em que cada um está correndo, o número de vitórias conquistadas na temporada e a posição final do piloto no campeonato da categoria.
.
..
…
…
…
..
.
Atenção: As tabelas acima, contendo 62 pilotos brasileiros, que correram regularmente no Exterior, estão atualizadas até o dia 31 de dezembro de 2011.
8 comentários
Pular para o formulário de comentário
Sobre Pietro Fittipaldi consegui falar com ele pelo twiter, graças à ajuda de Christian. Então já consegui o site da categoria, que tem os resultados das corridas e a posição do campeonato. Seu nome já foi incorporado à tabela.
Sobre brasileiros que correm de moto no exterior, com a ajuda do Alex Barros, ex-piloto da MotoGP, já contatei três brasileiros, e estou compilando os dados para poder publicar nesta tabela.
Aguardem mais um pouco.
Para o juci de oliveira: nas diversas categorias do SuperBike não tem nenhum brasileiro correndo, ja chequei por lá.
Vc lembra de alguém?
Sobre brasileiros correndo de moto no Exterior, pesquisamos nas principais (Motovelocidade = MotoGP, Moto2 e 125cc) e SuperBike. Lá não tem nenhum brasileiro.
Mas estou pesquisando em outras categorias, principalmente na Inglaterra; se achar coloco aqui.
Novamente, se algum amigo souber de algum nome, mande o link para que pesquisemos com mais detalhes.
Sobre o Pietro Fittipaldi o problema é que não encontrei nenhuma das várias páginas ligadas às categorias de base da Nascar o nome do Pietro – como não posso então checar as informações que aparecem por aí, fico tentando achar – enquanto não puder comprovar não tenho como oficializar no meu site e neste Blog.
Se alguém souber o link para a página da categoria onde o garoto corre, coloca um post aqui!
gostaria de saber dos brasileios que corre no exterior mas de moto seja ela superbike,superspor,superstock,pelo mundo.
obrigado juci
E o neto do Emerson?
Putz, falha nossa.
O Victor Guerin realmente disputa a Fórmula 3 Italiana em 2011. Isso até consta no site http://www.pilotosdb.com
Obrigado pelo toque.
Não estaria faltando o Vitor Guerin, acho que está na F3 Italiana?