Embora categorias-gêmeas – tanto que há alguns anos são organizadas pela mesma DORNA – a MotoGP e a SuperBike quase nunca vê pilotos que tenham vencido em ambas em suas carreiras.
Vários já o fizeram, a maioria indo da SuperBike – onde se usam motos derivadas das linhas de produção das principais fábricas, com alguma preparação para as corridas – para a MotoGP – onde apenas motos protótipos são utilizadas. Outros fizeram o caminho inverso, e outros ainda foram e voltaram entre as categorias.
Mas algo que se mostrou impossível de acontecer foi um piloto ser campeão nas duas categorias.
Então compilamos alguns pilotos que pelo menos venceram uma vez em cada uma das categorias. Encontramos 17 pilotos que conseguiram vencer em ambas, e um deles é brasileiro: Alexandre Barros, que foi sete vezes vitorioso na Moto 500cc (atual MotoGP) e uma vez na SuperBike, onde pendurou as luvas e o capacete.
O que pudemos observar é que a grande maioria já se aposentou das pistas à tempos. Apenas um piloto da ativa (até 2020) está na lista: Cal Crutchlow, que no caso venceu três corridas em cada categoria.