Esta foi a 43ª edição do Rali Dakar, a segunda que se disputou na Ásia, na Arábia Saudita. Também foi a terceira vez consecutiva que um Rali Dakar foi disputado num único país, diferente das 40 edições anteriores.
Este Dakar foi disputado de 3 à 15 de janeiro, com destaque para os representantes brasileiros, que neste ano foram três pilotos, no maior e mais desafiador Rali Cross Country de todo o mundo.
Dos 509 participantes confirmados a maioria era da França, que teve 117 nacionais neste rali. Já o segundo maior grupo foi de espanhóis, que foram 89 no total.
Divididos entre cinco tipos de veículos, os participantes pilotaram 103 motos, 66 carros, 57 UTVs, 44 Trucks e apenas 16 quadriciclos. Ao final do rali sobraram 68 motos, 52 carros, 53 UTVs, 36 Trucks e apenas 13 Quadriciclos.
Confira o Mapa de Percurso da Dakar 2021
Confira ao lado os percursos completos para o Rali Dakar 2021, com o número das especiais, as datas de disputa de cada uma dessas especiais, a cidade de largada e a cidade de chegada, além das extensões de todos os percursos (sempre em km).
Com relação ao último Dakar, esta 43ª edição também teve um total de 12 dias de disputas. Como pode ser verificado na tabela, também foram quase 300 km à menos de especiais, com este rali sendo novamente disputado apenas dentro de um único país, novamente na Arábia Saudita.
Brasileiros no Rali Dakar 2021
Representando o Brasil se inscreveram três pilotos: Nos Carros Guilherme Spinelli e Marcelo Tiglia Gastaldi, e nos UTVs Reinaldo Varela. Assim o Brasil contou com um piloto à mais que em 2020.