A MotoGP, que já foi Moto 500cc, e que em 2020 completou 72 anos de atividades ininterruptas, tem um “placar” pouco conhecido: o de Maiores Pontuadores na história da que é chamada de categoria rainha.
Nesse placar, o maior dos maiores acumuladores de pontos, o italiano Valentino Rossi, reina totalmente inconteste, e – aparentemente – sem nenhuma possibilidade viável de algum dia ser ultrapassado por outro piloto.
Ele tem espantosos 5.437 pontos acumulados – até o GP de Portugal, disputado no Algarve, no dia 22 de novembro de 2020. Quem era até 2015 o segundo colocado, é outra lenda do motociclismo, mas já há muito aposentado: Mick Doohan, com 2.298 pontos “apenas” – isto é: perto do 43% do total acumulado por Valentino, que ainda está em plena atividade.
Mas nos últimos anos esse quadro se reverteu, com Doohan sendo ultrapassado por três pilotos: Daniel Pedrosa, Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso.
Doohan agora tem em seus calcanhares o espanhol Marc Marquez, que pode superá-lo no primeiro GP que disputar na temporada 2021 da classe rainha, já que este está a apenas 23 pontos de diferença.

A destacar que o piloto com a maior média de pontuação, por GP disputado, é Marc Marquez, que tem a impressionante marca de ter feito em média 17,5 pontos a cada GP disputado, como pode ser conferido na segunda tabela.
Nas tabelas abaixo compilamos os pilotos que já acumularam mais de 500 pontos ao longo de suas carreiras. Na primeira delas a sequência é exatamente a ordem inversa dos pontos acumulados. Já a segunda tabela, mostra as mesmas informações, porém ordenadas pelas médias dos pontos por GP disputado por cada piloto.
Gostaria de destacar que um piloto brasileiro está nas tabelas: Alexandre Barros, que também correu na SuperBike antes de se aposentar e virar dono de uma escola de jovens pilotos em São Paulo. Ele simplesmente é o sétimo piloto que mais pontuou na história da categoria rainha. E existem poucas chances dele perder essa posição já que o piloto em atividade mais próximo é Cal Crutchlow, mas que tem pouco mais de 61% dos pontos que Barros acumulou.
Recordistas em pontos acumulados na classe principal:

Maiores Médias de Pontos por Corrida:
