Resumo atualizado do Rali Dakar 2022. Os campeões – o novo e os várias vezes – da 44ª edição. A evolução dos brasileiros. Os quadros dos vencedores das especiais, e aqueles que venceram mais de uma especial.
Esta foi a 44ª edição do Rali Dakar, e a terceira disputada na Ásia, mais especificamente na Arábia Saudita. Em toda a história esta foi a quarta vez consecutiva que o Dakar foi disputado apenas num único país, diferente das 40 edições anteriores, quando sempre foi disputado em pelo menos dois países diferentes.
Este terceiro Rali Dakar na Arábia Saudita, teve um roteiro completamente diferentes dos anteriores, iniciando-se com uma pequena especial, mas com um gigantesco deslocamento, que serviu para transportar todos os competidores para o outro lado da Arábia, e definiu a ordem de largada para a primeira perna real do Dakar, que foi um laço em torno da cidade de Ha´il.
Além desse dia de prólogo, outras doze pernas foram disputadas até o dia 14 de janeiro, quando os competidores, que restaram, voltaram ao início desta jornada, em Jeddah.
Confira o Mapa de Percurso do Rali Dakar 2022
Confira ao lado o roteiro para o Rali Dakar 2022, com as especiais, datas de cada uma, cidades de largada e chegada, além das extensões dos percursos (em km).
Com relação ao último Dakar, voltaremos com 12 dias de disputas, mas serão 539 km a menos de especiais, e sendo novamente disputado na Arábia Saudita.
Em 2022 estão inscritos 578 veículos, entre Motos, Carros, Quadris, Trucks e UTVs, dos quais a maior quantidade de pilotos são de franceses (196 no total), secundados por espanhóis (81 no total).
Os Campeões do Rali Dakar 2022
Em 2022: 2 vitórias
No Dakar: 3 títulos e
44 vitórias
Em 2022: 1 vitória
No Dakar: 2 títulos e
6 vitórias
Em 2022: 5 vitórias
No Dakar: 2 títulos e
12 vitórias
Em 2022: 2 vitórias
No Dakar: 1 título e
5 vitórias
Em 2022: 0 vitórias
No Dakar: 3 títulos e
11 vitórias
Em 2022: 11 vitórias
No Dakar: 0 títulos e
13 vitórias
Brasileiros no Dakar 2022
Novamente tivemos apenas três brasileiros pilotando em algumas das classes de veículos neste Dakar. Outros poucos brasileiros participaram também o Dakar, mas apenas como navegadores.
Nos Carros tivemos a volta de Marcelo Gastaldi, que correu no ano passado, nos UTVs a estreia de Rodrigo Luppi, enquanto nos Quadris tivemos a volta de Marcelo Medeiros, que correu no Dakar 2018.
Os destaques ficaram por conta de Luppi e Medeiros, que permaneceram dentro do Top 10 de suas respectivas categorias, os UTVs e os Quadris.
Confira os ranks gerais de cada classe, após a última especial
Acompanhe o dia-a-dia do Dakar 2022, incluindo mapas detalhados de cada especial!