Voltar para Pistas da Nascar

Pistas da Nascar: Bristol

Conheça mais sobre o oval de Bristol


O oval de Bristol, denominado oficialmente de Bristol Motor Speedway, localizado na cidade de Bristol, no estado norte-americano do Tenessee, tem uma extensão de 0,533 milha (isto é: 0,860 km), com piso de concreto e banking de 30º.

De seus maiores vencedores um ainda está na ativa, e são irmãos. O irmão mais novo, Kyle Busch, já venceu oito vezes por lá, enquanto seu irmão aposentado, Kurt, venceu seis vezes. Os irmãos Busch são os dominadores indiscutíveis desse oval curto.

Mas alguns outros pilotos também já venceram várias vezes por lá, com o último deles a vencer sendo Carl Edwards, em 2016. Matt Kenseth também tem quatro vitórias, assim como Kasey Kahne.

Tendo sempre duas etapas por temporada, a partir de 2021 este circuito tem uma etapa em concreto – sua versão histórica – e outra em terra – a mesma pista, mas coberta por terra.

Kevin Harvick e Brad Keselowski são os vencedores na temporada de 2020 e ambos, coincidentemente, já venceram no oval três vezes cada um.

Os últimos vencedores em Bristol foram Chris Buescher, com uma vitória inédita nessa pista em 2022 e Kyle Larson, também numa vitória inédita por lá em 2021.


Já a versão “Bristol Dirt” ou seja Bristol de Terra, utiliza a mesmíssima pista oval de Bristol, com a adição de centenas de toneladas de terra, fazendo com que essa prova seja mais para gáudio dos fãs da categoria.

Foram disputadas apenas três provas nessa “pista” sendo Christopher o seu último vencedor, em 2023.

Clique aqui para conhecer todas as Pistas da Nascar

1.568.719FJPB1.1.039

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/diversos/pistas-da-nascar/pistas-da-nascar-bristol/