IndyCar: Dixon vence com tranquilidade no Texas

A vitória na prova de abertura da temporada da IndyCar, no oval do Texas, coube a Scott Dixon, piloto da Chip Ganassi. Esta foi sua quarta vitória no Texas, e sua 46ª na categoria.

Simon Pagenaud terminou em segundo, com 4,4109s de desvantagem, mas à frente de Josef Newgarden, que completou o pódio da corrida.

Completaram o Top 7 desta corrida os pilotos Zach Veach, Ed Carpenter, Conor Daly e Colton Herta. Foram seis equipes diferentes no Top 7, só a Penske com dois carros no pódio, repetiu.

A pista estava realmente péssima, com metade dela com sérios problemas de dirigibilidade, e extremamente escorregadia. É a mesma pista em que corre a Nascar (aliás o que vai acontecer à 19 de julho). Dificilmente deixarão de resolver esse problema para a categoria que mais os americanos gostam. A IndyCar precisa estar mais atenta – e rigorosa – nesse tipo de situação para o futuro.

Os líderes foram Dixon, que liderou 157 voltas seguido, de longe, por Newgarden (41 voltas). O outro líder foi Veach, com apenas 2 lideradas. Esta foi a prova no oval de Fort Worth com o menor número de líderes diferentes, igualando a corrida de 2014.

Tony Kanaan, apagado, chegou a ficar boa parte da corrida abaixo do 14º lugar, mas no final conseguiu a décima colocação da prova. Ele foi o último piloto a terminar a prova na mesma volta do vencedor.

Rinus VeeKay aprontou mais uma, rodou na 36ª volta, e ainda de quebra tirou o espanhol Alex Palou da corrida. Takuma Sato nem largou com seu carro.

Veja o Resultado Completo da corrida
Veja o Histórico deste Circuito
Veja como ficou o Campeonato de Equipes
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Veja as Estatísticas dos Pilotos na temporada

» Confira os melhores classificados na prova:

PosPilotoEquipeTempo
Scott DixonChip Ganassi200 voltas
Simon PagenaudTeam Penske+4,4109s
Josef NewgardenTeam Penske+5,8064s
Zach VeachAndretti Autosport+6,5778s
Ed CarpenterEd Carpenter Racing+6,9481s
Conor DalyCarlin+7,5762s
Colton HertaAndretti Harding+8,0553s
Ryan Hunter ReayAndretti Autosport+8,3105s
Oliver AskewArrow McLaren+8,6943s
10ºTony KanaanA. J. Foyt+8,9630s

Newgarden sai na pole no Texas

Josef Newgarden conseguiu a primeira pole do ano na IndyCar, no oval do Texas, após fazer as 2 voltas lançadas 0,0228s mais rápido que as de Scott Dixon.

A segunda fila da corrida, que será disputada ainda neste sábado, contará com Simon Pagenaud e Ryan Hunter Reay. Já da terceira fila largam Zach Veach e Will Power.

Esta será a estreia oficial do aeroscreen, proteção completa para o aeroscreen que os carros da IndyCar vão usar a partir desta temporada.

O brasileiro Tony Kanaan, que ficou a maior parte do classificatório com o terceiro melhor tempo, no final acabou caindo para o décimo lugar do grid, fechando a quinta fila que terá também Felix Rosenqvist.

Três pilotos não conseguiram marcar tempo no classificatório e vão largar do fim do grid: Santino Ferrucci, Takuma Sato e Rinus Veekay. Santino porque seu carro precisava de maiores ajustes, Sato porque bateu logo na primeira volta do classificatório, enquanto o carro de VeeKay não ficou pronto da forte batida no treino livre.

Veja o Grid Completo da corrida
Veja o Histórico deste Circuito

» Confira os melhores no grid de largada:

PosPilotoEquipeTempo
Josef NewgardenTeam Penske48,0578s
Scott DixonChip Ganassi48,0806s
Simon PagenaudTeam Penske48,1193s
Ryan Hunter ReayAndretti Autosport48,3783s
Zach VeachAndretti Autosport48,4530s
Will PowerTeam Penske48,4645s
Graham RahalRahal Letterman48,4763s
Alexander RossiAndretti Autosport48,5191s
Felix RosenqvistChip Ganassi48,5484s
10ºTony KanaanA. J. Foyt48,5876s

Novato bate no início do treino livre

Nem tinha começado o primeiro – e único treino livre para novatos da IndyCar, no oval do Texas, e o novato Rinus Veekay já acertou em cheio o muro da pista em Fort Worth com o carro da Ed Carpenter Racing.

O interessante é ver tantos bons pilotos ficarem de fora da temporada 2020 da categoria, e um completo desconhecido consegue e escorrega na própria baba.

O treino de classificação começará às 18:00h e a corrida logo depois – às 21:10h. É bom não bater senão não dá para consertar nada para a corrida.

IndyCar abre temporada no Texas

Será no oval de Fort Worth, no estado americano do Texas, a abertura da temporada 2020 da IndyCar, atrasada em mais de dois meses por causa da pandemia da Covid-19.

Vários veteranos, incluindo Tony Kanaan, único brasileiro na pista (que vai usar uma pintura que lembra a temporada 2004, quando foi o campeão – na imagem acima), e que vai disputar sua última temporada na categoria estarão na pista. Além dos pilotos já estabelecidos na categoria, três novatos vão aparecer no oval de 1,5 milha do Texas: Oliver Askew, Alex Palou e Rinus VeeKay.

O outro brasileiro que correria nesta prova, Luiz Felipe Nasr, ficará de fora pois sua equipe, a Carlin, só conseguirá colocar um carro nessa etapa.

Além de pilotos estreantes, este ano teremos uma nova equipe, a Arrow McLaren, com seus carros pilotados por Askew e Pato Oward, e por onde deverá voltar a tentar a vitória na Indy 500, o piloto espanhol Fernando Alonso.

Como sempre a maior equipe será a Andretti, que terá quatro pilotos na equipe principal, a Autosport,e dois outros com seu apoio técnico, a Herta e a Harding.

Num fim de semana bem reduzido, classificação e corrida serão disputadas no sábado, e a prova terá apenas 200 voltas – originalmente teria 248 voltas -, a partir das 21:10h.

» Confira os Pilotos e Equipes que abrem a temporada:

PilotoPaísCarroEquipe
Charlie KimballEUA4A. J Foyt
Tony KanaanBRA14A. J. Foyt
Zach VeachEUA26Andretti Autosport
Alexander RossiEUA27Andretti Autosport
Ryan Hunter ReayEUA28Andretti Autosport
James HinchcliffeCAN29Andretti Autosport
Colton HertaEUA88Andretti Harding
Marco AndrettiEUA98Andretti Herta
Oliver AskewEUA7Arrow McLaren
Pato OwardMEX5Arrow McLaren
Conor DalyEUA59Carlin
Marcus EricssonSUE8Chip Ganassi
Scott DixonNZE9Chip Ganassi
Felix RosenqvistSUE10Chip Ganassi
Santino FerrucciEUA18Dale Coyne Racing
Alex PalouESP55Dale Coyne Racing
Ed CarpenterEUA20Ed Carpenter Racing
Rinus VeeKayHOL21Ed Carpenter Racing
Jack HarveyING60Meyer Shank Racing
Takuma SatoJAP30Rahal Letterman
Graham RahalEUA15Rahal Letterman
Will PowerAUS12Team Penske
Simon PagenaudFRA22Team Penske
Josef NewgardenEUA1Team Penske

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=13448

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com