Stock Car vê uma vitória inédita de Nelson Piquet

A primeira prova do fim de semana da Corrida do Milhão da Stock Car, em Interlagos, viu a vitória inédita de Nelson Piquet Jr, correndo pela Full Time Bassani.

O piloto, que corre na categoria desde 2018, levou seu Toyota à se juntar aos dois outros Toyotas que já venceram na temporada de estreia dos novos carros. Aliás os carros dos outros pilotos que subiram ao pódio, Cesar Ramos – que largou da pole – e Ricardo Zonta, também eram Toyotas, assim como o carro do quarto colocado na corrida, Rafael Suzuki.

O primeiro Chevrolet na corrida foi o de Ricardo Maurício, que chegou à frente de Gabriel Casagrande, também de Chevrolet, e de Rubens Barrichello, com outro Toyota. Foi um passeio e tanto dos Toyota, maior ainda que na primeira etapa dupla, tanto que – se repetir um resultado semelhante na Corrida do Milhão, o gatilho que dará ao fabricante em desvantagem nos pontos será disparado para entrar em vigor na terceira etapa, provavelmente em Londrina no dia 13 de setembro.

Veja o Resultado Completo da Corrida #1
Confira como ficou o Campeonato de Pilotos
Reveja as provas já disputadas com Pódio e Pole de cada uma
Confira as Estatísticas dos Pilotos
Confira o Resumo dos Resultados das Equipes

» Confira os melhores classificados na prova #1:

#PilotoCarroEquipePtos
Nelson Piquet JrToyotaFull Time Bassani30
Cesar RamosToyotaA Mattheis26
Ricardo ZontaToyotaRCM Motorsport22
Rafael SuzukiToyotaFull Time Bassani19
Ricardo MaurícioChevroletRC Eurofarma17
Gabriel CasagrandeChevroletR Mattheis15
Rubens BarrichelloToyotaFull Time Sports14
Gaetano di MauroChevroletVogel Motorsports13
Allam KhodairChevroletBlau Motorsport12
10ºBruno BaptistaToyotaRCM Motorsport11

Stock Car coloca em prática o Troféu Bigorna

Entre as novidades desportivas para a temporada 2020 da Stock Car, o Troféu Bigorna começa a valer a partir desta segunda etapa, neste fim de semana em Interlagos.

Denominado no regulamento de Lastro de Sucesso, tem como objetivo nivelar os carros da categoria, penalizando com lastros aqueles que se destacam no campeonato. Vale para os cinco primeiros colocados no campeonato, começando em 30 kg para o primeiro, passando para 25 kg para o segundo, até o quarto e quinto, que terão o menor dos lastros, 15 kg.

Assim se pretende dar uma maior chance para os demais, já que irão para a corrida sem lastro algum, e poderão, em tese, conseguir melhores resultados que os anteriores na categoria.

Vale lembrar que esse Troféu Bigorna não será usado na Corrida do Milhão, no domingo que vem, nem na Corrida de Duplas (se acontecer), nem na grande final.

Portanto, já para a corrida de Interlagos do sábado, os seguintes pilotos carregarão sua “bigorna”:

#PilotoEquipePtsLastro
Rubens BarrichelloFull Time Sports3830 kg
Daniel SerraRC Eurofarma3425 kg
Thiago CamiloA Mattheis3120 kg
Ricardo ZontaRCM Motorsport3015 kg
Ricardo MaurícioRC Eurofarma3015 kg

Além desse componente também irá acontecer um segundo sistema de equalização entre as duas Marcas de carros da categoria, os Chevrolet e os Toyota. A marca que abrir 30 pontos de vantagem sobre a outra – contando-se apenas os pontos dos dois melhores carros da montadora em cada etapa – poderá utilizar, na corrida seguinte, dois pacotes técnicos de desempenho.

Acontecendo esse gatilho todos os carros da montadora em desvantagem poderão instalar as modificações já pré-estabelecidas no regulamento.

Entretanto para a etapa de Interlagos esse gatilho ainda não foi disparado, já que – nessa conta – a vantagem da Toyota está em apenas 9 pontos.

1.646.362FJPB1.769

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/stock-car-coloca-em-pratica-o-trofeu-bigorna/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.