A coisa fedeu: FOTA abandona a F-1

Pessoal, a coisa fedeu, ou assim parece…

Na noite desta quinta-feira, reunidos na fábrica da Renault, os times que compõem a FOTA resolveram desistir da briga com a FIA e com a FOM. E partiram para a criação de uma nova categoria, já para 2010.

Meus comentários:

1. será verdade ou apenas um último lance no jogo de poder na F1?
– me parece que ainda dá para negociar, mas agora a FOTA bateu o p… na mesa; dá para acertar algo para manter a F-1, mas acho que sem Mosley e com menos poderes (econôminos) para Eclestone
– com certeza estes dois perderam, e Mosley muito mais (dificilmente ficaria no comando da FIA);

2. há espaço para uma nova categoria já em 2010?
– me parece que estamos muito em cima da hora; não é problema de dinheiro, fica claro pelo poder econômico (ainda razoavel) dos grandes fabricantes, mas e os contratos com os circuitos (não são muitos no mundo que podem receber a “nova F-1”), e os contratos com TVs e patrocinadores (aqui talvez a coisa seja até mais fácil, pois quem vai querer partocinar uma F-1 com SuperFund???? US-F1???? e companhia???)
– mas com certeza o tempo é realmente muito curto, e a sua primeira temporada teria que ser feita com poucos carros (talvez colocando 3 por equipe resolva) e em poucas pistas, para se assentar na normalidade para 2011;

3. qual é o futuro?
– ainda acho que tudo é uma jogada final, e que a FOTA aceitaria ficar na F-1 (mas mandando mais, sem Mosley, e com Eclestone pulando miudinho – rachando mais com as equipes o grande dinheiro que a FOM arrecada com a F-1).

Uma coiosa ficou clara, entretanto: em 2010, com o nome F-1 apenas ou não, a atual F-1 não existirá mais.

1.646.813FJPB1.13

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/a-coisa-fedeu-fota-abandona-a-f-1/

1 comentário

  1. Caramba, a coisa fedeu mesmo… mas ainda acho que tudo vai se resolver com alguns pequenos ajustes. Eclestone jamais deixaria que os circuitos e patrocinadores saissem assim facilmente (ele sabe fazer contratos), mas que algo diferente vai sair – no mínimo o teto do orçamento vai aumentar.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.