Perez vence na loucura de Baku

Sergio Perez venceu o GP do Azerbaijão da Fórmula 1 numa acidentada, caótica e louca corrida, onde uma bandeira vermelha e um erro de Lewis Hamilton na relargada deixou também o campeão fora.

A corrida viu dois acidentes estranhos, causados por problemas com pneus traseiros dos carros de Lance Stroll e mais tarde do líder daquele momento Max Verstappen. Ambos pilotos perderam o controle de seus carros, com pneus murchos, em plena reta principal. Após a corrida a Pirelli alegou que, possivelmente, os pneus tenham sofrido danos por detritos na pista.

Mas o grande drama continuou após a demorada bandeira vermelha, e quando houve a relargada, Hamilton ultrapassou o líder daquele momento, Perez, mas não conseguiu frear na primeira curva, e saiu reto, perdendo todas as posições. Mais tarde o próprio piloto alegou que poderia ter acionado o botão “mágico” usado nas voltas de apresentação e atrás do safety car, que altera todo o balanço dos freios para as rodas dianteiras, assim aquecendo mais rapidamente os pneus.

O que se seguiu foram duas voltas alucinantes, que culminaram num pódio jamais visto. Além do mexicano ter conquistado sua segunda vitória na categoria – a primeira foi no GP do Sakir de 2020 – Sebastian Vettel foi o segundo colocado – o alemão não subia ao pódio desde o GP da Turquia de 2020 – e um alucinado Pierre Gasly – que alcançou assim seu terceiro pódio na carreira.

Charles Leclerc chegou na quarta colocação, seguido de Lando Norris, Fernando Alonso e Yuki Tsunoda. Valtteri Bottas continuou seu inferno astral do fim de semana, e nem pontuou, completando a corrida apenas em 12º lugar, com isso a Mercedes sai zerada de Baku.

» Confira os melhores classificados na prova:

#PilotoNac.EquipeMotorTempo
Sergio PerezMEXRedBullHonda51 voltas
Sebastian VettelALEAstonMartinMercedes+1,385s
Pierre GaslyFRAAlphaTauriHonda+2,762s
Charles LeclercMONFerrariFerrari+3,828s
Lando NorrisINGMcLarenRenault+4,754s
Fernando AlonsoESPAlpineRenault+6,382s
Yuki TsunodaJAPAlphaTauriHonda+6,624s
Carlos Sainz JrESPFerrariFerrari+7,709s
Daniel RicciardoAUSMcLarenRenault+8,874s
10ºKimi RaikkonenFINAlfa RomeoFerrari+9,576s

Leclerc fica com a pole na loucura de Baku

Num dos classificatórios mais loucos que a Fórmula 1 viu na história Charles Leclerc leva à Ferrari à sua segunda pole, de forma consecutiva, deixando Lewis Hamilton em segundo. .

A coisa foi tão louca que em três segmentos da classificação foram mostradas quatro bandeiras vermelhas, por causa de acidentes em suas curvas apertadas.

Max Verstappen ficou com a terceira posição do grid, à frente de Pierre Gasly, enquanto Carlos Sainz Jr e Lando Norris vão largar da terceira fila. Sergio Perez vai largar da sétima posição, à frente de Yuki Tsunoda, Fernando Alonso e Valtteri Bottas.

Enquanto Alonso, piloto da Alpine, repete sua melhor classificação em sua temporada de retorno à categoria, Bottas, piloto da Mercedes, teve o seu pior desempenho em três anos.

» Confira os melhores no grid:

#PilotoNacEquipeMotorTempo
Charles LeclercMONFerrariFerrari101,218s
Lewis HamiltonINGMercedesMercedes101,450s
Max VerstappenHOLRedBullHonda101,563s
Pierre GaslyFRAAlphaTauriHonda101,565s
Carlos Sainz JrESPFerrariFerrari101,576s
Lando NorrisINGMcLarenRenault101,747s
Sergio PerezMEXRedBullHonda101,917s
Yuki TsunodaJAPAlphaTauriHonda102,211s
Fernando AlonsoESPAlpineRenault102,327s
10ºValtteri BottasFINMercedesMercedes102,659s
São mais de 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos das mais importantes categorias dos Esportes a Motor no Mundo

Red Bull lidera a sexta-feira em Baku

As duas sessões de treinos livres para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1 só mostraram o domínio das Red Bull e das Ferraris, com Sergio Perez sendo o mais rápido de todos eles no TL2.

O mexicano que foi o quarto melhor no TL1, foi quem liderou o TL2 em dupla com Max Verstappen, com as Ferraris logo atrás no TL1, e depois atrás das Red Bull no TL2. assim como com a dupla da Red Bull, também o segundo piloto da Ferrari, Carlos Sainz Jr ficou à frente de Charles Leclerc.

A diferença entre esses quatro ponteiros ficou bem curta, com apenas 0,321s separando-os. Em seguida os melhores tempos ficaram com Pierre Gasly, Fernando Alonso, Antonio Giovinazzi e Lando Norris completando os Top 8 na tabela de tempos.

Já as Mercedes, que já tinham ficado na média no TL1, com Lewis Hamilton em sétimo e Valtteri Bottas em décimo, melhoraram seus tempos de volta muito pouco, e assim acabaram superados por vários outros carros. Hamilton fechou a sexta-feira em 11º enquanto Bottas fechou em 16º.

Mas as Aston Martin também ficaram para trás, no TL2 Lance Stroll e Sebastian Vettel ficaram, respectivamente, com o 14º e o 15º tempos.

» Confira os melhores tempos do TL2:

Aqui você sempre encontra Dicas e Soluções importantes para suas viagens. E o melhor, com muitas Ferramentas e Dicas para você economizar muito nas suas viagens.

1.646.106FJPB1.548

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/red-bull-lidera-a-sexta-feira-em-baku/