GP-2 muda regras e pontuação para temporada 2012

A GP-2 alterou várias regras da categoria para a temporada 2012, sendo as principais as referentes aos pneus e ao sistema de pontuação, aproximando-a mais da Fórmula 1 e outras categorias ligadas à FIA.

Um fim de semana de provas é composto de uma sessão prática (ou o chamado treino livre oficial) de meia hora de duração e uma sessão de classificação, também de meia hora, seguida por duas provas – sendo uma disputada no sábado e a outra no domingo.

A GP2 Series é um campeonato monomarca consistindo de 26 carros identicos. O chassis é projetado pela Dallara Automobili, e em 2012 deverá estar em conformidade com a especificação GP2/11. O motor é um Mecachrome composto por um motor Renault V8 de 4 litros.

A GP2 Series usará pneus slick Pirelli em quatro especificações (super macio, macio, medio e duro) que serão predeterminados pela Pirelli antes das provas de cada etapa.

Numa mudança das regras em 2012, cada piloto terá quatro jogos de pneus de pista seca por fim de semana – três da especificação “prime” e um da especificção “option” (apenas em Monaco é que esta regra muda para, dois “prime” e dois “option”). Cada piloto também contará com três conjutos de pneus de chuva.

Como sempre, equipes e pilotos terão que usar obrigatoriamente um conjunto de pneus prime na Sprint Race (a prova do domingo). Entretanto, eles poderão escolher entre os dois conjuntos de “prime” e o conjunto “option” para usar ou na sessão Pratica, no Qualifying e/ou na prova do sábado. O pit-stop obrigatório na prova principal (a do sábado – ou a de domingo no caso de Mônaco) permanece e cada piloto deverá trocar pelo menos dois pneus. Este pit stop não poderá ser realizado até que o piloto complete pelo menos seis voltas.

» Formatos das Provas e o novo Sistema de Pontuação

Um fim de semana de provas é composto de uma sessão prática (treino livre oficial) de meia hora de duração e uma sessão de classificação, também de meia hora, seguida por duas provas – sendo uma disputada no sábado e a outra no domingo.

A sessão de qualificação determinará a ordem do grid para a Prova 1. Numa mudança das regras em 2012, quatro pontos serão dados para o pole position.

A prova 1 terá 170 km ou 60 minutos, e cada piloto deverá completar um pitstop obrigatório com troca de no mínimo 2 pneus.

Numa mudança das regras em 2012, os Top 10 receberão pontos na seguinte sequência (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1) com dois pontos de bonificação sendo dados para o piloto que for o mais rápido da prova.

O grid para a Prova 2 será determinado pela ordem final da primeira prova, com os Top 8 largando na sequência invertida. Já a Prova 2 será disputada em 120km ou 45 minutos, com nenhum pitstop sendo permitido.

Numa mudança das regras em 2012, os Top 8 receberão pontos na seguinte sequência (15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1) com dois pontos de bonificação para o piloto que for o mais rápido da prova.

Qualquer piloto que não se classificar entre os Top 10 nessa Prova 2 ao final da prova ou, não largar de sua posição normal no grid ou, trocar pneus durante a Prova 2 sem ser obrigado a isso por mudanças climáticas, não será elegivel para receber o bônus da volta mais rápida.

1.646.661FJPB1.16

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/gp-2-muda-regras-e-pontuacao-para-temporada-2012/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.