Dakar: Entenda como é um rali Cross-Country

O Dakar é do tipo Cross-Country, sendo suas edições geralmente disputadas ao longo de dois, três ou mais países embora, na fase Asiática, todas as edições foram num único país.

É um rali com várias características similares ao WRC (que é o Mundial de Rali de Velocidade), mas com algumas diferenças, algumas delas nada sutis.

1. Trechos de Deslocamento:
São sempre dois trechos: um antes do início da especial, e outro depois do fim da especial. Aqui basta chegar ao final do percurso, não é necessário extremo rigor nos tempos de deslocamento.

2. Estágios Especiais:
Os veículos correm contra o tempo, isto é têm seus tempos cronometrados individualmente, num percurso difícil, ao qual ninguém têm acesso anteriormente. Por isso é necessário um companheiro no Carro, no Truck ou UTV, chamado de navegador. As Motos e os Quadris usam apenas um GPS para poder achar o caminho.

3. Largadas:
No Dakar, a partir da segunda especial, larga primeiro quem foi melhor no estágio anterior, isto é, largam segundo a classificação do estágio especial anterior.  Em geral a última especial – quase sempre de curta extensão e maior facilidade de conclusão – pode seguir o procedimento anterior, ou fazer uma  largada com alguma inversão de posições.

Nas últimas edições foi criado o prólogo, uma especial curta e fácil, cujo objetivo é já definir a ordem de largadda também para a primeria especial oficial.

Em geral os veículos largam com intervalos de 1 minuto. No Dakar, que é um rali multi-plataforma, largam primeiro as Motos, depois os Quadris, os Carros e UTVs, e finalmente os Trucks.

4. Tempo Cronometrado:
Não é o primeiro a chegar que é o vencedor da etapa especial. O que valem são os tempos cronometrados (isto é a diferença dos horários de partida e chegada individuais), contados em Horas:Minutos:Segundos.

Além disso podem ser aplicadas punições, por faltas cometidas, ou até  mesmo por não conseguir passar por um dos pontos de controle, ou trechos de deslocamento. As punições variam de módicos 10 minutos, até severas punições de até 5 horas. As punições são somadas aos tempos efetivos – cronometrados – daquele piloto.

Como o Dakar tem várias extensões de especiais de mais de 400km (já chegaram a superar os 600 km no passado), é muito comum o mais rápido chegar depois de um concorrente que foi mais lento, mas saiu na frente (devido à classificação anterior). Outrossim, alguns competidores podem levar muitas vezes mais de 2 horas para chegar, isso depois do primeiro colocado já ter cruzado o último ponto de cronometragem daquela especial.

Confira as Notícias do Rali Dakar

1.601.953FJPB1.321

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/dakar-entenda-como-e-um-rali-cross-country/

1 menção

  1. […] Dakar: Entenda como é um rali Cross-Country […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.