Brawn GP faz dobradinha na Austrália

Pessoal, que início diferente, e interessante, de temporada na Fórmula 1…

Nosso colega o Leandro já postou aqui seus comentários, então deixo vocês com ele, sobre isso.

Assim gostaria de colocar aqui todo o GP da Austrália, volta a volta:

O GP da Austrália de 2009 começou com muita emoção, com as Brawn GP largando à frente. Mas Rubens Barrichello acabou largando mal e ainda acabou sendo tocado, mas continuou na prova, agora na sétima posição.

Ao final da volta três carros vieram para os boxes, por causa dos toques: Nich Heidfeld, Adrian Sutil e Heikki Kovalainen, que abandonou a prova.

Na volta 5 Lewis Hamilton já estava em décimo, atacando Nelsinho Piquet, ambos que se aproveitaram do salseiro na primeira curva. O inglês conseguiu ultrapassar o brasileiro na volta seguinte. Enquanto isso Sebastian Vettel, em segundo lugar, continuava fazendo voltas mais rápidas, com 1:28,424.

Os melhores na pista eram: Button, Vettel, Massa, Kubica, Raikkonen, Rosberg e Barrichello.

Na volta 9 tanto Rosberg e Barrichello ultrapassaram Raikkonen, que foi para sétimo, mas acabou indo para os boxes, com penu furado, possivelmente por causa de um pequeno toque com Rubinho.

Na volta 11 começaram as paradas para quem estava com os pneus verdes (maismacios), incluindo a Ferrari de Massa. Nesse momento Vettel já tinha feito outra volta voadora, e estava com um tempo de 1:28,140, continuando na segunda posição à 4,2s de Button.

Entre os primeiros colocados as paradas começaram a partir da volta 16, o primeiro sendo Vettel. Aliás Vettel conseguiu volta ainda em segundo. Na volta 17 Button fez a volta mais rápida, com 1:28,020. Na volta seguinte Nakajima rodou e bateu, causando uma bandeira amarela e a entrada do safety car. Rubinho aproveitou e fez seu pit stop, trocando seu aerofolio dianteiro.

A ordem na pista ficou assim: Button, Vettel, Massa, Kubica, Raikkonen, Rosberg e Piquet.

O safety car ficou muitas voltas na pista, tentando organizar a ordem dos carros atrá de si. Ele saiu da pista na volta 23.

Na relargada Piquet teve problemas com os freios, que travaram, e acabou rodando e atolando na caixa de brita, e abandonando a prova.

Na volta 28 a ordem na pista estava assim: Button, Vettel, Massa, Kubica, Raikkonen, Trulli e Barrichelo.

Na volta 31 Massa foi para seu segundo pit stop, e retornou à prova na 13a volta.

Kubica acabou fazendo a volta mais rápida na volta 34, com um tempo de 1:27,989, começando a pressionar Vettel pela segunda posição. Na volta 36 ele repetiu a boa performance e fez outra volta mais rápida, em 1:27,988 e já chegava a 1,5s de Vettel.

Na volta 37 a ordem na pista estava assim: Button, Vettel, Kubica, Raikkonen, Barrichelo, Buemi, Rosberg e Hamilton.

Com nova rodada de pit stops, a partir da volta 39, Barrichello chegou ao terceiro lugar. Na frente a vantagem de Button para Vettel chegou à 4,8s.

Na volta 44 Hamilton fez mais um pit stop, e no retorno à pista quase provocou uma batida com o carro de Massa (o 11o na pista, que atrapalhado quase perdeu sua posição para Buemi. Na volta seguinte Raikkonn rodou na pista, chegando a tocar no muro, precisando fazer mais um pit stop.

Na volta 46 Massa apresentou sérios problemas e abandonou a prova. Ele entrou nos boxes junto de Button, que só agora fazia seu segundo pit stop. Apenas mais 4 carros só tinham 1 parada: Barrichello, Alonso, Glock e Fisichella.

Na volta 48 a ordem na pista estava assim: Button, Vettel, Barrichelo, Kubica, Alonso, Glock e Rosberg. Nessa volta Rosberg fez a melhor volta em 1:27,706.

Na volta 52 Rubinho ultrapassou Rosberg e voltou à quinta posição. Logo na volta seguinte Trulli também ultrapassou a Rosberg, que assim caiu para a sexta posição.

Na volta 55 Vettel foi muito pressionado por algumas curvas por Kubica, e os dois bateram pelo menos duas vezes, com Kubica forçando de maneira não esportiva à segunda batida. Os dois logo em seguida bateram forte, mas desta vez com uma diferença de metros, já que continuaram muito forte, sem os aerofólios dianteiros e tiveram que abandonar em definitivo, e forçando nova entrada do safety car.

Com apenas uma volta para o final do GP o posicionamento dos pilotos ficou assim: Button, Barrichello, Trulli, Hamilton, Glock, Alonso e Rosberg. Raikkonen abandonou nessa volta. E assim terminou o primeiro GP da temporada, com dobradinha da Brawn GP numa corrida de estréia.

Resultado do Campeonato:
1º Jenson Button 10
2º Rubens Barrichello 8
3º Jarno Trulli 6
4º Lewis Hamilton 5
5º Timo Glock 4
6º Fernando Alonso 3
7º Nico Rosberg 2
8º Sebastien Buemi 1

1.647.217FJPB1.6

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/brawn-gp-faz-dobradinha-na-australia/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.