Pista do Vietnam deve permitir muitas ultrapassagens

Os responsáveis pelo novo circuito da Fórmula 1, no Vietnam, que vai estrear no calendário da categoria em menos de um ano, vai permitir várias oportunidades de ultrapassagem. Será um circuito urbano, traçado nas Ruas de Hanói, a capital do país, e localizado próximo do centro da cidade.

A infraestrutura do circuito terá um complexo de boxes permanentes, além de um paddock construído especificamente para esta corrida. Apesar de grande parte da pista ser em ruas e estradas públicas existentes na cidade, há uma seção final da volta, bem como a reta principal, a serem construídas de propósito para a prova. Duas retas longas e largas ligadas por duas rotatórias indo até zonas de frenagem fortes e hairpins, são as características mais marcantes deste traçado.

O objetivo dos seus projetistas – e que eles tem grande convicção –, passa por ter um circuito com boas chances de ultrapassar ao contrário de outros circuitos urbanos. Carsten Tilke, diretor da empresa Tilke, responsável por conceber a infraestrutura, afirmou:

“Houve uma cooperação próxima com a organização da Fórmula 1 e os organizadores de Hanói para desenhar o circuito. Eles deram muitas opiniões e tivemos várias discussões sobre como podíamos criar um bom circuito, não apenas da perspectiva da pilotagem, mas também para oferecer muitas ultrapassagens. É claro que estamos fixos a algumas ruas e estradas – que serão basicamente as retas – mas através de ferramentas de simulação conseguimos criar a melhor pista possível”.

Essas simulações transmitiram indicações encorajadoras e Tilke gosta em particular da parte final da pista, que foi mesmo criada do zero, e acredita que deixará pouca margem de erro aos pilotos. O responsável disse ainda: “Toda a pista tem uma boa combinação de curvas rápidas e retas longas, pelo que será difícil para as equipes encontrarem facilmente uma boa configuração. As nossas simulações mostraram que irá oferecer boa competição e várias opções de ultrapassagem. Será difícil obter um bom tempo por volta, uma vez que será muito fácil cometer um erro, por menor que seja. Então, espero que os pilotos gostem desse desafio”.

1.646.764FJPB1.239

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/pista-do-vietnam-deve-permitir-muitas-ultrapassagens/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.