Sardenha: Sordo herda vitória na quebra de Tanak

Uma vitória inesperada – e não merecida – caiu no colo do espanhol Daniel Sordo, pilotando um Hyundai, que veio na esteira de um problema na direção hidráulica do Toyota de Ott Tanak que vinha na liderança tranquila do Rali da Sardenha, mas que teve o problema exatamente em sua última especial, o Power Stage.

Esta foi a primeira vitória de Sordo em seis anos, com o espanhol atingindo a marca de duas vitórias em seus 17 anos correndo no Mundial de Rali.

O pódio italiano também contou com as presenças do Ford da M-Sport pilotado por Teemu Suninen e do Hyundai de Andreas Mikkelsen. Aliás o domingo foi todo do norueguês, que levou de varrida todas as quatro especiais deste domingo, incluindo o Power Stage.

Tanak ainda conseguiu se arrastar e assegurar pelo menos o quinto lugar na Sardenha, sendo seguido por Thierry Neuville, Esapekka Lappi e Kris Meeke.

O Top 10 foi completado por dois pilotos da classe WRC2: Kalle Rovanpera, nono, e Jan Kopecky, décimo.

Veja o Resultado Completo do Rali da Sardenha
Veja um Resumo deste Rali e os Vencedores das Especiais
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Reveja os Pódios de cada rali já disputado
Confira as Estatísticas dos Pilotos na Temporada
Confira os Resultados das Equipes na Temporada

— Resumo da 3ª perna ——————————————————-

No sábado a terceira perna do Rali da Sardenha foi toda de Ott Tanak, que simplesmente varreu todas as especiais. O estoniano levou seu Toyota à vitória nas seis especiais disputadas.

Tanak ampliou sua vantagem para o Hyundai do espanhol Daniel Sordo para 25,9s. Este é seguido por dois Ford da M-Sport, com Teemu Suninen em terceiro e Elfyn Evans em quarto.

Os outros pilotos da Hyundai, Andreas Mikkelsen e Thierry Neuville, vem a seguir, respectivamente em quinto e em sexto.

Neste domingo serão disputadas as últimas quatro especiais, e com Sebastien Ogier – que veio para a Itália na liderança do Campeonato de Pilotos – tendo sérios problemas, não tendo mais como pontuar neste rali, o francês deverá cair para terceiro e Tanak voltará à liderança na geral.

— Resumo da 2ª perna ——————————————————-

A segunda perna do Rali da Sardenha teve a disputa de mais oito especiais e Daniel Sordo, da equipe Hyundai WRT, aparece na liderança do rali italiano, após a sétima especial ser neutralizada, por causa de atendimento médico a um espectador.

Sordo, que só venceu uma especial até o momento, encerrou a sexta-feira com uma vantagem já corrigida de 10,8s para Teemu Suninen – que venceu três especiais hoje -, que tem Ott Tanak em sua cola, com apenas 0,4s de diferença entre o finlandês e o estoniano. Suninen, cujo melhor resultado até hoje foi um terceiro lugar no Rali de Portugal de 2018, tem tudo para no mínimo igualar tal resultado.

Andreas Mikkelsen e Elfyn Evans vem mais distantes, com desvantagem de pouco mais de 20s e com a diferença entre si de míseros 0,1s.

Sebastien Ogier, que venceu a primeira especial na quinta-feira, teve quebra da direção, e não sabe se retornará – pela regra do Rally 2 – neste sábado, que terá a disputa de mais seis especiais, numa extensão cronometrada de 142,42 km.

— Resumo da 1ª perna ——————————————————-

Começou o Rali da Sardenha (Itália), oitava etapa do Mundial de Rali, e Sebastien Ogier já assumiu a liderança, embora tendo sido disputada apenas uma curta super-especial nesta quinta-feira.

Seu companheiro na Citroen Total, Esapekka Lappi, veio 0,1s atrás, com Ott Tanak à frente do companheiro na Toyota Gazoo Racing, Kris Meeke. Em quinto apareceu o carro da M-Sport WRT, pilotado por Teemu Suninen.

O terceiro colocado no campeonato, Thierry Neuville, começou o Rali da Sardenha assegurando o sexto melhor tempo do dia, e sendo o melhor Hyundai colocado até aqui.

Esses tempos são irrelevantes, já que apenas foram cronometrados 2,0 km de especial. Mas nesta sexta-feira serão disputadas oito especiais na segunda perna do Rali da Sardenha, com um total de 124,20 km a serem cronometrados.

» Veja abaixo como ficou a classificação após a 4ª perna:

Pos Piloto (Nac)CarroTempoPontos
Daniel Sordo (ESP)Hyundai+0s25
Teemu Suninen (FIN)Ford+00:13,7s18
Andreas Mikkelsen (NOR)Hyundai+00:32,6s20
Elfyn Evans (ING)Ford+00:33,5s13
Ott Tanak (EST)Toyota+01:30,1s10
Thierry Neuville (BEL)Hyundai+02:16,7s11
Esapekka Lappi (FIN)Citroen+02:59,6s6
Kris Meeke (ING)Toyota+04:40,1s4
Kalle Rovanpera (FIN)Skoda+08:24,6s2
10ºJan Kopecky (TCH)Skoda+08:49,2s1
11ºPierre-Louis Loubet (FRA)Skoda+11:13,0s0
12ºKajetan Kajetanowicz (POL)Skoda+11:54,7s0
13ºSimone Tempestini (ROM)Hyundai+12:07,6s0
14ºMarco Bulacia (BOL)Skoda+12:26,5s0
15ºMartin Prokop (TCH)Ford+15:07,4s0
41ºSebastien Ogier (FRA)Citroen+82:58,5s4
FJPB281

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=9310

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com