Voltar para Fórmula 1

F1: Recordes que faltam cair

A Fórmula 1, categoria mais importante no mundo inteiro, é um mar de recordes, sendo que nos próximos GPs e nos próximos anos, vários deles devem cair. Alguns deles já caíram na temporada passada.

Vários outros recordes deverão cair na próxima ou nas próximas, mas outros talvez nunca mais caiam. A maioria será quebrada pelo piloto inglês Lewis Hamilton, mas até o finlandês Kimi Raikkonen deve bater um deles e ainda neste ano.

Então vamos conhecê-los agora, já com os resultados do GP de Abu Dhabi (em 13/12, última etapa da temporada de 2020) computados.

Os que foram batidos já em 2020

» Recorde de maior número de GPs disputados <<< CAIU!
Historicamente este recorde era do brasileiro Rubens Barrichello, com 326 GPs. Mas o finlandês Kimi Raikkonen terminou a temporada de 2020 com 332 GPs disputados

» Recorde de maior número de Pódios <<< CAIU!
Havia um empate de 155 pódios, alcançados tanto por Michael Schumacher quanto por Lewis Hamilton, mas não há mais: o inglês já o superou no GP da Espanha (16/08). Ao final da temporada de 2020 Hamilton acumulou 165 pódios.

» Recorde de maior número de Vitórias <<< CAIU!
O recorde histórico era de Michael Schumacher que acumulou 91 vitórias em sua carreira, mas Lewis Hamilton fechou a temporada em 95 batendo tranquilamente este recorde ainda nesta temporada. E deve aumentar ainda mais nas próximas temporadas.

» Recorde de maior número de Vitórias numa Mesma Equipe <<< CAIU!
Michael Schumacher tinha alcançado 72 vitórias apenas correndo pela Ferrari, mas a sua marca foi batida neste ano por Lewis Hamilton, que ao final da temporada de 2020 já acumulava 74 vitórias pela Mercedes.

» Recorde de maior número de GPs Antes da 1ª Vitória <<< CAIU!
Sergio Perez já tinha disputado 191 GPs quando conseguiu sua inédita vitória no GP do Sakhir. O mexicano superou assim o recorde de 11 anos do australiano Mark Allan Weber, que levou 130 GPs para conseguiu sua vitória inédita (no GP da Alemanha de 2009).

Os que podem ser batidos em 2022 ou 2023

» Maior número de Títulos conquistados
Hoje Schumacher tem 7 títulos conquistados na Fórmula 1, enquanto Hamilton conseguiu igualar essa marca com o seu hepta. Esperávamos que o piloto inglês bateria este recorde em 2021, mas uma decisão controversa da direção de prova na final de 2021 tirou o título das mãos dele. Para 2022, com novas regras para os carros, a Mercedes se perdeu completamente. Muito provavelmente o inglês ficará à um passo de um novo recorde ao final de 2023.

» Maior número de Voltas Mais Rápidas
Hoje Schumacher ainda detém um recorde de 77 voltas mais rápidas. Provavelmente Hamilton poderá estar superando-o até o final de 2023, pois já tem 59 em sua conta, que ele alcançou no GP de Silverstone (Inglaterra) de 2022. Se o piloto inglês e a equipe alemã recuperarem seu ritmo anterior, no máximo em 2024 esse recorde poderá cair.

» Maior número de Dobradinhas
Desde 2016, quando a dupla da Mercedes, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg, ultrapassou a marca histórica de 24 dobradinhas da Ferrari – com Michael Schumacher e Rubens Barrichello – sua nova dupla desde então, composta por Hamilton e Valtteri Bottas, já chegou ao terceiro lugar, a apenas duas dobradinhas da Ferrari e a nove de sua dupla anterior. No andar da carruagem nós podíamos antever que esta dupla ultrapassaria a marca da Ferrari ainda nas primeiras corridas de 2021, e que teriam muita chance de chegar ao topo, batendo as 31 de Hamilton e Rosberg antes do final dessa temporada. Entretanto isto não aconteceu em 2021, e em 2022 está sendo um ano horrível para a equipe.

» Maior Número de Vitórias numa Única Temporada
Esse recorde por enquanto está dividido entre dois grandes pilotos, Michael Schumacher que conseguiu 13 vitórias na temporada de 2004, e Sebastian Vettel em 2013. E exatamente Lewis Hamilton é quem pode bater esse recorde, muito embora ele tenha conseguido “apenas” 11 vitórias (em 2014, 2018, 2019 e 2020). Com as mudanças nas regras e nos carros nos próximos anos, provavelmente só em 2021 teria a oportunidade mais real de ficar com esse recorde, mas com as mudanças na performance da Red Bull, e sua dupla de pilotos mais forte para 2021, esse recorde poderá ficar para sempre.

» Recorde de maior número de GPs disputados

Um recorde que já caiu em 2020 está de volta, pois agora é Fernando Alonso que baterá com certeza o atual recorde de 332 corridas que Kimi Raikkonen acumulou até o final da temporada de 2021. O espanhol está a apenas dois GPs de igualar esse recorde, e deverá quebrá-lo no GP de Cingapura, em outubro.

E o que poderá nunca mais ser batido

» Maior número de Poles
Nunca é uma palavra difícil, e várias vezes desmentida, mas podemos concordar que deva ser quase impossível que Sebastian Vettel supere a marca das 103 poles já conquistadas por Hamilton. O alemão hoje acumula 57, portanto ainda faltariam 46 poles para Vettel – que não larga da pole desde o GP do Japão de 2019 – superar este recorde.
Mas, a se repetir as últimas três temporadas, Hamilton não só ampliaria o atual recorde, como nos parece impossível a Vettel reverter essa marca, em sua atual situação com o carro da Aston Martin.

É uma grande incógnita, mas talvez esse recorde – que ainda está em evolução – permaneça para sempre na história nas mãos do grande piloto inglês.

1.035.979FJPB1.2.544

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?page_id=14442

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com