Voltar para Motos

MotoGP: As maiores velocidades da história

Que pilotos, com que motos, e em quais pistas, conseguiram fazer as maiores velocidades instantâneas em volta de treino, classificação ou corrida. Compilamos as dos últimos seis anos.

Andrea Dovizioso, o piloto mais rápido da MotoGP numa única volta

Quando fomos pesquisar que pilotos conseguiram fazer as maiores velocidades em corridas nas últimas temporadas, fechamos nas últimas seis, e montamos a tabela abaixo, com as Mais Rápidas da MotoGP, notamos algo interessante, com parte razoavelmente explicável e parte totalmente inesperada.

Todas as marcas foram obtidas numa única pista. Isso tem uma certa dose explicabilidade, pois alguns circuitos tem retas mais longas, que permitem maiores velocidades, e com curvas não tão fechadas, como as outras, portanto foi aceitável, desde o primeiro momento, que uma pista conseguisse estar presente na maioria desses eventos. E a pista foi a de Mugello, na Itália.

A melhor marca da história da MotoGP – até o ano passado – tinha sido estabelecida no treino livre #3 do GP da Itália, de 2019, com espantosos 356,7 km/h, conseguida pelo piloto italiano Andrea Dovizioso, quando corria pela Ducati.

Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística

Entretanto o que constatamos depois era de que todas as Top marcas de velocidade foram todas obtidas em Mugello, e todas usando a mesma marca de motocicleta, a Ducati. Mais interessante ainda, todas foram alcançadas por pilotos italianos, nada de espanhóis, americanos, ingleses, etc, só italianos.

O que nos surpreendeu ainda mais foi que, totalmente diferente da Fórmula 1, quase metade das marcas que compilamos foram durante as próprias corridas, indicadas por GP na última coluna da tabela mais abaixo.

São quase 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos dos mais importantes Esportes a Motor no Mundo

Mas uma nova marca chegou em 2021, mudou tudo, menos a marca da moto

De qualquer forma tudo isso se modificou um pouco, pois uma nova marca, e muito especial, foi alcançada neste 2021, quando – no TL4 para o GP do Qatar -, o francês Johann Zarco chegou aos 362,4 km/h com sua Ducati (sempre ela!). Lembrando que o mesmo Zarco já tinha alcançado uma velocidade ainda maior, mas isso num teste, também no Qatar.

» Confira abaixo as Maiores Velocidades na História da MotoGP:

#PilotoVelocidade
(km/h)
QuandoOnde
1Johann Zarco362,42021TL4 Losail
2Andrea Dovizioso356,72019TL3 Mugello
3Andrea Dovizioso356,52018GP Mugello
4Andrea Dovizioso356,42018TL2 Mugello
5Andrea Dovizioso355,62019TL4 Mugello
6Andrea Iannone354,92016GP Mugello
7Michele Pirro354,72017GP Mugello
8Michele Pirro354,72018TL1 Mugello
Como o site da MotoGP só divulga as velocidades com uma única casa decimal, não dá para ter certeza se a velocidade de Pirro em 2017 foi maior que a de 2018, ou vice-versa

Mas essas marcas foram detonadas no recente teste realizado neste mês no Qatar, quando Johann Zarco – um piloto francês – obteve a marca de 357,6 km. Entretanto desconsideramos essa marca, pois as estritas regras da categoria, não precisam ser seguidas. Isso invalida essa marca numa estatística séria, mas deixamo-la aqui, para servir como um horizonte que poderá ser buscado, e eventualmente superado, no futuro.

Aqui você sempre encontra Dicas e Soluções importantes para suas viagens
E o melhor, várias Ferramentas e Dicas para você economizar muito.
677.373FJPB887.1

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?page_id=17871

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com