Começou tudo de novo: FIA x FOTA

Vocês repararam como, nas últimas semanas, nada de muito relevante, afora as provas de todas as categorias, acontecia no noticiário esportivo, incluindo aqui – e principalmente – a Fórmula 1?

É não fomos só nós que reparamos. Então o pessoal da FIA e da FOTA recomeçaram a guerrinha particular, que de resultado concreto só tem trazido mais e mais atenção para esse esporte.

Agora – nesta quarta-feira, dia 8 de julho – houve uma reunião, convocada pela FIA, para discutir as mais recentes medidas para poupar dinheiro na categoria. E o que aconteceu quando o pessoal da FOTA chegou? Simples: foi apresentado um relatório dando conta que essas equipes não foram inscritas para o campeonato mundial 2010 e que portanto, não teriam direito a voto sobre essas e outras medidas.

O pessoal da FOTA se retirou de imediato da reunião, e cada um fez suas declarações oficiais…

A FOTA acusou a FIA de colocar “o futuro da Formula 1 em risco” para reverter um acordo que impedia a criação de um campeonato paralelo.

Numa reunião do Conselho Mundial duas semanas atrás, em Paris, a FIA excluiu planos para implementar o limite orçamentário do qual a FOTA era contra. Foi feito então um acordo que comprometia todas as equipes a reduzirem seus gastos aos níveis do início dos anos 90, e então a FIA anunciou que todas as equipes foram inscritas para o próximo campeonato mundial.

Porém, na reunião desta quarta-feira para discutir as regras de 2010, o diretor-técnico da FIA disse às escuderias da FOTA que este não era o caso.

“O senhor Charlie Whiting, da FIA, informou aos diretores das equipes que ao contrário dos acordos prévios, as oito equipes da FOTA não estão inscritas para o campeonato mundial de Formula 1 de 2010, e não tem direito de votar nas regras técnicas e esportivas”, indicou a FOTA em um comunicado oficial.

Os integrantes da FOTA – Ferrari, McLaren BMW Sauber, Renault, Toyota, Red Bull, Toro Rosso y Brawn GP – pediram que a reunião fosse adiada.

“Isso foi rechaçado, pois não se permitirá que haja um novo Pacto de Concórdia antes que se consiga uma aprovação unânime das regras para 2010. Sem dúvida, está claro para as equipes da FOTA que as bases técnicas e esportivas foram decididas em Paris”, continuou a entidade das escuderias, ressaltando que em nenhum momento na reunião de 24 de junho, em Paris, “a FIA solicitou um acordo unânime quanto a mudança das regras”.

“Ir contra o desejo do Conselho Mundial e o acordo feito em Paris põe em perigo o futuro da Formula 1. Como resultado desta expressão, os representantes da FOTA, na reunião do Grupo Técnico de Trabalho não puderam exercer seus direitos e portanto, não tiveram outra alternativa a não ser encerrar sua participação”, encerrou o comunicado.

A FIA disse que as 13 equipes que competirão no próximo ano têm que assinar um acordo legal para reduzir os custos aos níveis do começo dos anos 90 e aceitar que os carros tenham o peso de 620 quilos.

“As oito equipes da FOTA foram convidados para uma reunião a fim de discutir suas propostas para 2010. Infelizmente, não foi possível discuti-las, pois a FOTA abandonou a reunião”, declarou a FIA em um comunicado.

Novas notícias para alimentar as fofocas são prometidas para breve. Como diria um filósofo brasileiro famoso: “Falem Mal, Mas Falem de Mim”

1.659.567FJPB1.19

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/comecou-tudo-de-novo-fia-x-fota/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.