Dakar: Varela é terceiro na sua categoria

O Rali Dakar terá nesta segunda-feira a disputa mais curta dos 16 dias de prova. Apesar de ter apenas 182 km cronometrados, os mais de 300 participantes passarão por um grande teste entre La Rioja e Fiambalá, quando enfrentarão uma zona de dunas, a situação mais caótica para qualquer competição off-road.

No segundo dia de disputas Al-Attiyah, com Volkswagen Touareg venceu a assumiu a liderança geral da prova. O melhor brasileiro é Mauricio Neves, também com Volkswagen, que chegou em terceiro e está em quinto na classificação. Reinaldo Varela terminou o dia em segundo na T2.1 a gasolina, com um Mitsubishi Pajero Full praticamente original, e mantém o terceiro posto na categoria.

“Continuamos com um bom desempenho, sem ter sequer um problema mecânico. Continuamos cumprindo nosso objetivo de terminar o dia, e sempre entre os primeiros em nossa categoria”, comentou Varela.

No domingo a competição teve um deslocamento inicial de 56 km a partir de Córdoba, começando com um trecho cronometrado de 355 km em Vila Carlos Paz. No começo a pista era rápida, com grandes retões, e depois passou por um trecho muito sinuoso e com saltos cegos de 25 km no alto a Serra de Córdoba. No meio da Especial os concorrentes tiveram cuidado com o câmbio e os freios, por causa da grande descida. “Hoje pegamos de tudo. O dia começou com chuva, depois neblina, passamos frio e chegamos debaixo de um sol ardido. Estamos cada vez mais sentindo o clima do Dakar!”, contou Varela.

Faltando cerca de 35 km, em um setor mais selvagem, menos sinuoso, Varela foi fazer uma ultrapassagem e acabou batendo em pedras grandes, que acabaram avariando uma roda.

O terceiro dia de competição terá 441 km, sendo que 259 km de deslocamento na saída de La Rioja. A Especial começa com terra e passa para areia, onde percorrem cerca de 30 km em dunas, que costumam ser altas e são bem brancas. Vai exigir bastante experiência do piloto e navegador, além de forçar bastante o equipamento. “Com certeza o dia será curto, mas intenso. Nossa preocupação será novamente a de salvar o equipamento, que está rendendo bem às exigências até agora”, encerrou Varela, que foi segundo colocado no Dakar de 2001.

1.650.202FJPB1.8

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/dakar-varela-e-terceiro-na-sua-categoria/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.