De férias Lucas Foresti dá show na F-3 Sudam

O piloto brasiliense Lucas Foresti está nesta temporada se desdobrando entre as competições do Campeonato Inglês de F-3 e, mais recentemente, também às disputas da novíssima GP-3 Series.

Estabelecido atualmente em Londres o piloto brasileiro aproveitou a pequena folga que teve no calendário para dar um pulo no Brasil.

Ele recebeu uma vistia do Cesário, que acabou aproveitando a oportunidade e convidou Lucas para disputar a rodada de abertura da competição internacional à bordo do mesmo carro 02 em que Foresti disputou a temporada 2009 inteira. O brasiliense ficou muito feliz e já na manhã de sexta-feira, dia 14, seguiu para o autódromo para dar início à sua preparação para as três corridas que estavam por vir.

Desacostumado aos pneus utilizados por aqui bem como ao próprio carro, menos aderente e mais potente que o da F-3 Inglesa, Foresti utilizou os dois treinos livres de sexta para se readaptar ao carro e, acima de tudo, passar aos engenheiros as suas impressões e solicitações para a tomada de tempos, que estava prevista para sábado.

Na tomada de tempos Lucas logo foi para a pista e, com uma boa marca, estabeleceu o primeiro tempo da sessão à frente dos 14 concorrentes que estavam no traçado. Com o segundo set de pneus, porém, seu rendimento melhorou muito pouco perante o conquistado por outros pilotos e, assim, ele acabou ficando com a segunda melhor marca, estabelecendo o tempo de 1:47,770, pouco mais de um décimo mais lento que Bruno Andrade, seu companheiro de equipe.

Corridas de tirar o fôlego

Na tarde de sabado teve vez a primeira corrida do final de semana. Logo na largada Lucas acabou sendo superado por Yann Cunha e, com isso, caiu para a terceira posição. Deste momento para frente Foresti começou a imprimir um forte ritmo pressionando de forma ininterrupta o adversário à sua frente. Cunha, por sua vez, defendia-se de todas as maneiras até que, por volta do meio da prova, Lucas optou por dar um alívio ao equipamento. Três voltas depois o piloto da equipe Cesário Fórmula novamente partiu para cima do adversário e, desta vez, conseguiu a ultrapassagem na 13ª volta. Sem condições de buscar o líder Bruno, que a esta altura já havia aberto grande vantagem, Foresti recebeu a bandeirada na segunda posição. Andrade venceu.

A segunda prova do final de semana aconteceu na manhã de domingo. Pelo novo regulamento do Sul-Americano de F-3 os seis primeiros colocados na primeira corrida tem suas posições invertidas para a largada da segunda. Assim, Lucas alinhou seu carro na terceira fila e largou do quinto lugar. Com grande determinação o piloto parecia ter sede por vitória.

Logo na largada ele já pulou para a quarta posição e, ainda na primeira volta, já era o terceiro. Com um equipamento muito bem ajustado Lucas esperou o momento ideal e, após “apontar o bico” do carro algumas vezes na quarta volta assumiu a segunda posição, ficando atrás apenas de Leonardo de Souza. Foresti precisou de apenas duas voltas para chegar no líder e, a partir de então, brigar pela liderança. Mais uma vez ele pressionou o concorrente até que o mesmo cometesse um erro. Assim aconteceu e, na oitava volta, ele assumiu a liderança.

Duas voltas depois o “safety-car” ainda tomou a pista para atendimento ao carro de Bruno Andrade, capotado na curva um após toque com Yann Cunha, mas, Foresti conseguiu se sair bem na relargada e, com tranquilidade, venceu com mais de três segundos de vantagem para Souza. Lu Boesel chegou na terceira posição.

A mais difícil do final de semana

A terceira e última corrida da rodada tripla teve sua largada autorizada pouco antes das três da tarde. As posições do grid, assim como na primeira corrida, foram determinadas pela tomada de tempos e Lucas, desta maneira, largou do segundo lugar.

Partindo da parte suja do traçado seu carro derrapou um pouco e, com isso, ele acabou perdendo duas posições, caindo para o quarto lugar e, em seguida, recuperando uma posição, voltando para o terceiro. Com um carro que parecia perfeito Foresti partiu para cima de Bruno Andrade e Yann Cunha, que vinham nas duas primeiras posições e, ainda na terceira volta, conseguiu superar os demais para mais uma vez assumir a liderança.

Ocorre, contudo, que estranhamente seu carro parecia ter perdido um pouco do bom rendimento que tinha no começo da prova e, com isso, os concorrentes começaram a pressioná-la para lhe tomarem a primeira posição. Usando de toda a experiência adquirida neste início de temporada Lucas suportou bravamente aos ataques. Primeiro foi Bruno Andrade, depois Yann Cunha e, por fim, Nilton Molina. Cada um a seu tempo fez de tudo para tomar a liderança de Foresti. Este, por sua vez, mostrou tudo que tem aprendido no automobilismo europeu e, após as 19 voltas da corrida, comemorou muito a segunda vitória do final de semana.

“Estou muito feliz. A única vez que realmente competi aqui neste autódromo foi no ano passado, na abertura do Campeonato, por acaso a primeira prova da minha carreira. De lá para cá muita coisa mudou, aprendi muito e, mais do que isso, amadureci. A última corrida com certeza foi a mais difícil. O pneu traseiro esquerdo do meu carro estava furado e eu não sabia. Notei a perda de rendimento, mas, sem saber o que era, não abri passagem para ninguém. O pessoal do box me falou que fez uma fila de uns 5 carros atrás de mim e eu segurando todo mundo. Agradeço ao Cesário pela oportunidade, aos mecânicos e engenheiros pelo excelente carro”, encerrou o piloto que nesta segunda-feira retornou à Inglaterra para dar continuidade à sua temporada européia.

O próximo desafio de Lucas já será no próximo final de semana, entre os dias 21 e 3 de maio. Na França, no renomado circuito de Magny-Cours, Foresti voltará ao cockpit da equipe Carlin. Na ocasião ele disputará a terceira rodada da F-3 Inglesa, com as provas válidas pela sétima, oitava e nona etapas do Certame.

1.662.581FJPB1.11

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/de-ferias-lucas-foresti-da-show-na-f-3-sudam/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.