Confira os pilotos que disputaram mais GPs mas que nunca chegaram a pontuar na categoria máxima do Automobilismo. Elencamos todos aqueles que ficaram 12 ou mais GPs sem acumular um único ponto no campeonato.
E quem aparece no topo da lista, inconteste, é Luca Badoer, que foi piloto da Ferrari e mesmo assim encerrou sua carreira depois de 51 GPs – entre os anos de 1993 e 2009 – sem nunca ter conquistado um único ponto. Uma faixa chegou a ser estendida pelos tifosi, durante o GP da Bélgica de 2009 – a segunda corrida do italiano depois de mais de dez anos sem correr -, que dizia: “Minha avó é mais rápida do que Luca com uma Ferrari; Vergonha”
É a pior honra aparecer nesta estatística, embora nem sempre o problema seja apenas o fraco desempenho do piloto em si. Muitas vezes é o carro que não tem jeito, outras vezes, como com Badoer, o momento inesperado em que chamam um piloto para substituir outro provisoriamente.
Isso pode ser atestado com relação ao terceiro lugar que o inglês George Russel aparecia até 2020, como tendo 36 GPs sem pontuar. Mas ele conseguiu pontuar perto do final da temporada 2020 – em Sakhir – mas quando não corria pela Williams, mas sim estava na Mercedes substituindo Lewis Hamilton, afastado com Covid-19.
Vocês irão reparar, conferindo pela última coluna, que alguns pilotos não deviam estar na tabela, pois seus melhores resultados foram um sexto, ou sétimo, etc. Mas devemos lembrar que a Fórmula 1 antigamente só dava pontos para os Top 6 , ou para os Top 8, de cada prova. Ou seja alguns desses pilotos foram muito azarados, por correrem numa época mais apertada ainda para seus fracos desempenhos.
Obs.1: Yannick Dalmas aparece como tendo chegado em 5º sem pontuar, pois sua equipe só tinha inscrito um único carro naquela temporada, e portanto Dalmas não pontuaria, nem que vencesse a prova.
Obs.2: Em fundo amarelo claro estão os seis brasileiros que aparecem nesta lista tão sem honra assim.
1 menção
[…] Veja também as estatísticas dos Maiores Jejuns de Vitórias na F-1e as estatísticas de Mais Corridas sem Pontuar na F-1 […]