Lambert desponta como a nova estrela da F-3 Sudam

Após um breve período de adaptação à Fórmula 3 Sul-americana, o carioca Henrique Lambert está mostrando muita consistência em sua temporada de estréia na categoria mais rápida do continente. Nas oito provas que disputou, o competidor é o terceiro que mais somou pontos, mesmo tendo menos experiência.

“Acho que esses excelentes resultados são fruto do desenvolvimento do equipamento e de uma maior sintonia com a equipe. O carro está mais adaptado à minha tocada, eu ganhei bastante quilometragem na pista, uma série de fatores. E está dando muito certo”, conta o quinto colocado do campeonato.

Computando-se apenas a pontuação desde a estréia de Henrique Lambert, os três mais bem colocados do certame continental seriam Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), em seu terceiro ano na categoria e que somaria 56 pontos, Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), que correu dois anos na Europa pela Fórmula Master 2000 e na World Series, com 47 e Lambert, que veio da Fórmula São Paulo, onde foi campeão no ano passado, com 43 pontos.

“Isso comprova a boa fase que eu e minha equipe vivemos. O carro é confiável, tenho cometido poucos erros. As coisas estão funcionando na hora certa, do jeito certo”, diz.

Além do total de pontos, sua consistência no pódio tem chamado a atenção, principalmente por ser estreante, não ter disputado as quatro primeiras provas e tampouco fez a pré-temporada para se acostumar ao novos chassis Dallara F309. O titular da Razia Sport conquistou cinco pódios nas últimas seis etapas, mais do que qualquer outro concorrente.

“A ausência de treinos dificultou um pouco no início, pois o carro é muito rápido e com reações próprias. Até entender como funciona é preciso certa quilometragem, que consegui agora”, comenta.

Nas duas últimas rodadas duplas, disputadas na Argentina e no Uruguai, o esportista carioca esteve sempre entre os três primeiros, com três segundos lugares e um terceiro, beneficiando-se da equalização pela condição de que nenhum piloto conhecia os circuitos internacionais. “Minha confiança aumentou muito. Consigo chegar próximo do limite do carro com mais facilidade, assimilar suas reações. Estou ‘vestindo’ o Dallara F309 bem melhor. Mas ainda tenho muito que evoluir, extrair tudo do carro, melhorar na classificação e ser mais rápido”, explica.

Seu objetivo é continuar sua escalada na tabela de pontuação. “Preciso sempre buscar o pódio nas corridas para me estabelecer entre os três primeiros do campeonato. Vai ser importante para a minha carreira”, fala. E Lambert já pensa no ano que vem. “Os resultados mostram que com uma pré-temporada completa, poderemos brigar pelo título em 2010”, encerra o esportista do Rio de Janeiro.

A próxima rodada da competição acontece entre os dias 16 e 18 de outubro, em Interlagos, como preliminar do GP Brasil de Fórmula 1.

Esta é a pontuação dos pilotos da F-3 Sul-americana após doze provas disputadas:
1) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 87 pontos
2) Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), 68
3) Yann Cunha (Razia Sports), 50
4) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 48
5) Henrique Lambert (Razia Sports), 43
6) Nilton Molina (PropCar Racing), 40
7) Lu Boesel (Dragão Motorsport), 40

1.656.995FJPB1.4

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/lambert-desponta-como-a-nova-estrela-da-f-3-sudam/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.