Parente e Bourdais estreiam vencendo na Superliga

A quarta rodada da Superleague Formula, disputada neste domingo no Circuito Estoril, ofereceu três corridas repletas de emoções e viu três clubes diferentes cruzarem a linha de chegada em primeiro, com o destaque para os estreantes Álvaro Parente, correndo pelo FC Porto, e Sebastian Bourdais, pelo Sevilla FC, bem como para o argentino Esteban Guerrieri, agora ao volante do carro do Olympiacos.

No primeiro embate do dia Esteban, que trocou de lugar para a formação grega, esteve em excelente plano, dominando quase toda a corrida e tornando-se no primeiro piloto a somar duas vitórias em corridas pontuáveis para o Campeonato. Enquanto isso, o líder da classificação Liverpool FC, pela mão do também muito competitivo Adrian Valles, ainda tentou levar de vencida a primeira corrida desta segunda visita da Superleague Formula ao Circuito Estoril, mas viu-se forçado a contentar-se com o segundo lugar.

Em bom plano esteve também o Corinthians. Antonio Pizzonia largou de segundo e esteve na luta pela vitória, mas depois de uma parada nos boxes, para a troca de pneus, conseguida a terceira posição.

Invertido o resultado da primeira corrida para a formação do grid da segunda, Álvaro Parente viu-se na primeira linha com o carro do FC Porto e com o Galatasaray a seu lado na primeira fila. O estreante dos Dragões já tinha dado mostras de ser um rival a ter em conta e totalmente capaz de lutar pelo pódio. Na verdade, Parente estava em excelente posição para lutar pelos três primeiros após a parada nos boxes quando se viu prejudicado por Maria de Villota. A estreante do Atletico Madrid cometeu um erro na saída da Curva 2 quando o português se preparava para a ultrapassar e, ao tentar evitar o toque, acabou por rodar e ficou preso na brita, acabando por abandonar a prova.

Ultrapassado o contratempo o Azul e Branco foi para a segunda corrida com ritmo muito forte e, depois de ter ficado atrás do Flamengo de Enrique Bernoldi nas 12 primeiras voltas, acabou por conseguir ultrapassar o canarinho quando este trocava de pneus nos boxes. Parente passou então a correr sozinho, mas o também estreante Sebastian Bourdais estava com um ritmo muito bom nessa fase da corrida e acabou por terminar em segundo, colado ao carro do Porto, que assim se tornou no primeiro clube a somar duas vitórias esta temporada.

Entretanto, mais atrás, Bernoldi levava a cabo um final de corrida muito difícil, com o RSC Anderlecht, de Yelmer Buurman, a exercer pressão fortíssima sobre o brasileiro. Ainda assim, Bernoldi conseguiu manter a posição e garantir o primeiro pódio da temporada.

Pouco depois do segundo embate da tarde os seis mais pontuados do fim-de-semana, Corinthians, Anderlecht, Liverpool, Sevilla, Olympiacos e AC Milan, voltaram à pista do Estoril para um derradeiro e decisivo confronto, que define o grande vencedor do fim-de-semana.

O Corinthians largou da pole, mas problemas de superaquecimento do carro levaram ao seu abandono depois de uma volta, o mesmo acontecendo com o carro da formação italiana. Com apenas quatro carros em pista, e com Bourdais a repetir o impressionante ritmo da segunda corrida, o Sevilla acabou por ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez, tornando-se desta forma o grande Vencedor do Fim-de-semana e arrecadando o prêmio extra de 100.000 euros.

Na segunda posição, e a 1,2s de distância, ficou o Olympiacos, com o líder da classificação Liverpool fechando o pódio, isto numa corrida de verdadeiro sprint de seis voltas onde não houve troca de posições.

Já Petiz não foi muito feliz na corrida em casa no Estoril. O piloto do Sporting foi nono na primeira corrida, em boa parte devido a uma parada ruim nos boxes, que lhe fez perder três a quatro posições, e depois viu-se traído pelo câmbio, no início da segunda corrida.

Sebastian Bourdais, Sevilla FC – Vencedor do Fim-de-semana
“Comecei lentamente, mas consegui um bom resultado. A segunda corrida foi muito boa e na Super Final consegui uma boa largada que me permitiu depois terminar da melhor forma possível.”

Álvaro Parente, FC Porto – 1º lugar na 2ª corrida
“Vim para o Estoril com o objetivo de dar ao Porto um bom resultado e cumpri a meta estabelecida com a vitória na segunda corrida. Só não foi melhor porque na corrida da manhã acabei fora da pista devido a um erro da piloto do Atlético Madrid, mas também acabou por ser isso que me colocou na primeira fila do grid para a segunda corrida. O carro estava muito bom e fiquei muito satisfeito com esta estréia na Superleague, correndo pelo meu clube, o Porto.”

Pedro Petiz, Sporting Clube de Portugal
“Na primeira corrida fiz uma boa largada e como conseguimos resolver os problemas de pneus que tivemos no sábado consegui andar num bom ritmo. Foi pena o motor ter-se apagado quando fiz a troca de pneus, o que me fez perder três ou quatro posições. Mas o pior foi a segunda corrida; pela terceira vez nesta temporada fiquei sem câmbio e tive de desistir, depois de duas voltas.”

Enrique Bernoldi, Flamengo
“De sábado para domingo mudaram a saída do Pit Lane e não nos informaram de nada, pelo que acabei por ser penalizado com uma passagem pelos boxes por ter excedido o limite de velocidade quando ia para o alinhamento. Não é justo, mas também não podia fazer nada. Na segunda corrida conseguimos melhorar o carro e isso permitiu-me garantir o meu primeiro pódio. Mas foi um fim-de-semana duro, estive sempre em último e só na corrida da tarde consegui chegar à frente. Acho que guardei tudo para o fim.”

António Pizzonia, Corinthians
“As duas primeiras corridas foram boas e estive muito competitivo, mas depois acabei por ser afetado pelo demora no grid para darem a largada para a Super Final. O carro aqueceu acima dos 130ºC e o câmbio bloqueou por completo, o que me obrigou a desistir. É mau porque podia ter lutado pela vitória.”

» Veja abaixo a classificação geral do campeonato:
1. Liverpool FC 282 pontos
2. Tottenham Hotspur 224
3. FC Basel 223
4. AC Milan 212
5. Corinthians 211
6. FC Porto 203
7. RSC Anderlecht 189
8. Olympiacos 178
9. Rangers FC 173
10. AS Roma 150
11. Flamengo 150
12. Atlético de Madrid 142
13. FC Midtjylland 137
14. Sporting Clube de Portugal 136
15. Al-Ain 135 (desistiu de completar a temporada)
16. Galatasaray 133
17. Olympique Lyonnais 104
18. PSV Eindhoven 95
19. Sevilla FC 89

1.654.528FJPB1.17

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/parente-e-bourdais-estreiam-vencendo-na-superliga/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.